Início Geral Prefeito prestigia abertura do Caravana das Águas

Prefeito prestigia abertura do Caravana das Águas

66
0

O prefeito Fábio Henrique, participou da abertura do Programa “Caravana das Águas de Sergipe”, ocorrido na noite da última quarta-feira, 22. Promovido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Socorro e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), o evento deu início aos debates para preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. A solenidade de abertura, realizada no auditório do Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, contou com a apresentação do Grupo Samba de Coco São Benedito do município.

Durante o evento, foi lançado oficialmente o projeto ‘Socorro Te Quero Verde’, que prevê o plantio de 3 mil mudas de árvores, até o final do ano no município. Também foram assinados convênios entre a prefeitura de Socorro, Semarh e Deso com o Instituto Vida Ativa, para fornecimento de mudas de árvores, das espécies nativas do tipo: craibeira, angico, ipê, flamboyant, brauna, entre outras.  As mudas são produzidas na cidade de Canindé do São Francisco.

Fábio Henrique enfatizou a importância da realização do programa para o município. Destacou a presença marcante dos rios de Socorro, e o desenvolvimento econômico do município, ao lembrar que centenas de famílias vivem da pesca de peixes, siri, sururu, sutinga e camarões.

Ele também citou como principais produtos encontrados no município, o camarão criado em viveiros, na antiga salinas. E o siri, que pela grandiosidade serve de apelido para o conjunto João Alves, o mais populoso de Socorro.

“Espero que possamos encerrar as atividades do programa, com a consciência de que precisamos preservar nossos rios e o meio ambiente. A população precisa dá sua contribuição”, defendeu Fábio Henrique.

Avaliação – O coordenador da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, jornalista Osmário Santos disse que as ações desenvolvidas pela Frente visam envolver a comunidade para a preservação do meio ambiente, com destaque para os rios sergipanos. “As atividades percorrerão as áreas banhadas pelo Rio Sergipe e conta com o apóio do poder público municipal, estadual e o Ministério Público Estadual”, pontuou.

O coordenador do Programa Águas de Sergipe, engenheiro Ailton Rocha fez uma apresentação os principais pontos do programa desenvolvido pelo governo do Estado, que pretende alavancar recursos na ordem de R$ 117 milhões, para preservação dos rios da Bacia Hidrográfica de Sergipe.  “As ações empreendidas pela Frente quer sensibilizar e conscientizar a população contra o desmatamento e poluição dos rios”, avisou.

Estiveram presentes ao evento os secretários municipais de Meio Ambiente, Manoel Messias Vasconcelos, de Saúde, Maria Cecília Mendonça, da Administração, Núbia Guimarães Góis. O secretario Adjunto de Estado da Comunicação, Chiquinho Ferreira, o presidente do Instituto Vida Ativa, Luis Eduardo Costa, o geólogo Luis Carlos Souza da Deso. Estudantes, sociedade civil e a comunidade local.

COMPARTILHAR