A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Cultura (Semcult), realizou ao longo do ano muitas ações que alegraram e geraram interação social para a comunidade socorrense. O secretário Natan Reis fez uma retrospectiva de algumas dessas atividades, que nos ajudaram a resgatar o orgulho de ser socorrense.
Uma das primeiras ações da secretaria foi a revitalização da Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério (Ceus), com a abertura da sala de informática e a disponibilização ao público da biblioteca online. “Oferecemos para a nossa comunidade atividades na sala de informática, de multiuso, música, dança e inclusão para os cadeirantes com atividades realizadas em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, informou Nathan.
Os idosos socorrenses também foram valorizados e agora podem participar de várias atividades, a exemplo do Grupo Negaça, que conta com a participação de mais de 50 idosos, ação essa, quem vem melhorando a qualidade de vida desse segmento da sociedade. No carnaval foi realizado um evento festivo na Praia de Socorro e na Orla do Conjunto São Braz, dando suporte e apoio aos pequenos grupos carnavalescos do município. “Fizemos uma reunião articulada com todos os secretários a fim de prestar auxílio para todos os blocos carnavalescos com carro pipa, guarda municipal, SAU,” informou Nathan.
A Semcult organizou também o 1º Encontro Cultural do município, que foi realizado na festa da padroeira de Nossa Senhora do Socorro, e teve a participação e apresentação de diversos grupos culturais locais e de cidades vizinhas. Em uma ação inédita no município, a Semcult deu início também a primeira escola de música, que é a Orquestra de Nossa Senhora do Socorro, com aulas de música para os jovens socorrenses.
O secretário Natan informa que foi enviado para a Câmara de Vereadores um projeto para criação do conselho de cultura, sendo muito importante para o município. “Criamos uma eleição para formalizar um grupo gestor, que a mais de três anos precisa ser formalizado, para gerir a praça CEU’s de maneira correta. Estamos trabalhando muito para concretizar mais essa conquista”, ressaltou.
Em ação conjunta com a Prefeitura, a Semcult auxiliou em todo processo de mudança de endereço do Forró Siri para a Arena de Eventos. “Conseguimos realizar o maior São Pedro do Brasil e com certeza o evento do ano de 2018 será muito melhor. Foi um mês de intensas atividades juninas, onde trouxemos vários grupos culturais para apresentações e contamos com a fundamental parceria da Secretaria de Assistência Social (Smas) e Secretaria da Educação (Semed)”, comemora o secretário.
Em comemoração ao aniversário da cidade, a Semcult organizou também um evento gospel que envolveu todos os segmentos religiosos, como também durante todo o ano de 2017, acompanhou atividades culturais realizadas por igrejas e associações.
Finalizando as atividades do ano a Semcult desenvolveu o “Natal, Luz e Sustentabilidade”, com uma série de eventos natalinos. Esses eventos receberam uma atenção muito especial, com destaque para os Autos de Natal. A cidade foi decorada com produtos recicláveis, além de seis árvores de LED, que deixaram o município mais bonito para receber a chegada do Natal. As ações foram em conjunto entre a Semcult, Smas e Semed.
Para o secretário Nathan Reis, o apoio do prefeito Padre Inaldo foi de fundamental importância para a realização das ações e projetos da Semcult. “A cultura tem um trabalho muito importante de fomentar a alegria e resgatar a identidade do povo. Todas as ações foram coordenadas pelo prefeito Padre Inaldo que solicitou e deu o aval, pois sabe da importância que esses serviços têm para o município e a autoestima do povo” concluiu.