Cerca de 200 agentes comunitários de saúde e de endemias de Nossa Senhora do Socorro participaram de uma palestra sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento realizado na manhã desta segunda-feira, 11, no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, foi promovido pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). O evento faz parte da finalização do programa “Sergipe de Todos”, em Socorro, ocorrido nos dias 24 e 25 de abril.
O evento foi realizado em dois momentos. Pela manhã com uma palestra sobre exploração sexual. E a tarde, uma gincana envolvendo estudantes socorrenses. Na palestra os participantes receberam informações sobre o que é exploração sexual, a diferença em relação ao abuso, os sintomas e o como tratar com as vítimas. A iniciativa visa desenvolver ações integradas no combate efetivo a exploração de crianças e adolescentes.
De acordo com a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Iara Maria de Oliveira, a secretaria está estudando a possibilidade de fazer um simpósio destinado aos professores. “Esse é um problema nacional, por isso os professores precisam estar preparados para discutir a situação”, avaliou.
As apresentações do dia tiveram como objetivo sensibilizar crianças, jovens e profissionais sobre a necessidade de utilizar e divulgar o disque-denúncia estadual, 3213 – 7000. Para ligar não é necessário se identificar e o sistema aceita ligações a cobrar. O evento faz parte da finalização do programa “Sergipe de Todos”, em Socorro.