Com o objetivo de facilitar o acesso e aproximar os cidadãos do mundo dos livros a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), realizou a mudança de espaço físico da biblioteca pública Alaide Santos.
Agora localizada na Praça Getúlio Vargas, S/N, e com espaço amplo para receber o público, a biblioteca chega a receber uma média 15 pessoas diariamente, número já comemorado pela administração do local,vez que o espaço antigo afastava os cidadãos, por falta de estrutura e segurança.
A biblioteca funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 22h, com o propósito de aproximar e incentivar as pessoas a criarem o hábito de ler. O secretário de cultura, Natan Reis, informa que já está em busca recursos para ampliação do local e já pensa em projetos para movimentar e atrair ainda mais pessoas.
“Quero ir a Brasília em busca de recursos para melhorar nossa estrutura e o acervo, para poder receber a população em um local com qualidade, aumentar a frequência das escolas e dos alunos. Já estamos planejando um projeto para o incentivo da leitura e contação de histórias”, explica Natan Reis.
Ainda de acordo com Natan Reis, após a mudança de local, o fluxo das visitas aumentaram e o intuito da Semcult é aumentar ainda mais a divulgação para que mais pessoas conheçam a biblioteca. “As vezes as escolas trazem as turmas para realizarem pesquisas e estudarem. A busca maior é pelos livros de romance e literatura, mas também temos livros didáticos e até livros em braile para os deficientes visuais”, informa Natan.
O estudante Ruan Victor, 14 anos, aproveita o tempo livre em que antecede as provas bimestrais da escola para estudar na biblioteca. “Eu amo ler e adoro esse espaço, acho mais tranquilo para estudar, além de me concentrar mais, tenho diversas opções de livros para o que vai cair nas provas”, relata Ruan Victor.
Jeniffer Carollina, também usa a biblioteca para estudar, mas além disso vai também em busca dos livros de romance. “Gosto muito dos livros de romance, porque eu é como se fosse lição de vida os desdobramento das histórias contadas”, revela.
Colaboradora da biblioteca há 12 anos, Roseli Nascimento diz que se sente feliz, em ver as pessoas chegando e usufruindo desses recursos, principalmente por estarem adquirindo conhecimento. “Me sinto realizada de ver, principalmente crianças e jovens, chegando, sentando para ler um livro, ou fazendo pedido para ler em casa, isso é importante e gratificante”, conta Roseli Nascimento.
Serviço
A biblioteca funciona das 08h às 22h e, para pegar livros para fazer a leitura em casa, é necessário a realização de um cadastro, informando os dados pessoais. O indivíduo que retirar o livro terá dez dias de prazo para a leitura, caso a leitura não tenha sido concluída, o prazo pode ser renovado por mais dez dias.
Por Giovane Mangueira