Em 2017, o órgão reduziu despesas com combustível em mais de 45%, em comparação ao ano de 2016
Uma série de medidas de redução de custos foi adotada pela Gestão Municipal em 2017, a fim de garantir melhor investimentos dos recursos públicos, revertendo o dinheiro economizado para a melhoria nos serviços prestados à população. Neste sentido, o prefeito Padre Inaldo determinou, logo no início de 2017, que todas as secretarias municipais passassem por um processo de enxugamento da máquina e melhor divisão dos investimentos.
Com isso, a Secretaria Municipal de Transportes (Setran), que é responsável pelo gerenciamento da frota de veículos da Prefeitura. Graças às ações de contenção de custos, uma economia de mais de R$ 2.441.965 milhões de reais foi realizada.
De acordo com o secretário municipal de Transporte, Faustino Estevez, foi preciso realizar um profundo levantamento da situação da Setran para que as mudanças e melhorias pudessem ser realizadas ao longo do ano. “Iniciamos o ano de 2017 buscando identificar quais os principais problemas que a secretaria de transporte precisaria lidar. Organizamos essas demandas em tópicos, sentamos com outros secretários, para conhecer também quais as dificuldades deles e a partir disso começamos a trabalhar para sanar essas demandas gradativamente”, explica.
Seguindo o princípio da economicidade, a Setran traçou metas no sentido de diluir as despesas, sempre priorizando a equação custo-benefício, descrita no plano de ação iniciado em 2017. Em um ano, no comparativo de despesas, relacionadas aos exercícios de 2016 e 2017, quanto a combustível, serviços e aquisição de peças, observa-se uma economia de R$ 3.234.748,78. Ou seja, em 2016 o valor gasto neste setor foi de R$ 6.980.638 milhões; Já em 2017 esse valor caiu para R$ 3.745.888.
Em percentual, o custo de manutenção em veículos demonstrou uma queda de mais de 38% em relação ao ano anterior e os gastos com combustível apresentou uma baixa considerável de mais de 45%. Já em relação aos ônibus escolares, o exercício 2017 demonstra uma acentuada diferença positiva para a Setran, com 15 veículos operantes – com laudos aprovados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran). A situação é bem diferente da existente em 2016, quando a situação dos ônibus escolares era de dez ônibus inoperantes e apenas cinco operando com laudos irregulares.
Menos gastos, mais investimentos
Graças à contenção de despesas, a Prefeitura conseguiu garantir ainda a renovação da frota de veículos com a aquisição de seis novas ambulâncias, adquiridas com recursos próprios, e 24 carros de passeio para realização dos serviços administrativos.
Ao todo, 31 veículos novos passaram a reforçar a frota municipal no último ano, oferecendo à população socorrense melhores condições de atendimento, além de trazer mais dignidade no dia a dia de trabalho dos próprios servidores municipais.
“Adquirir esses novos veículos era uma necessidade urgente do município, pois a havia vários problemas com os carros antigos, em especial as ambulâncias, que precisam estar em pleno funcionamento para prestar o serviço à população. Aliado a isso, os servidores também acabam sendo beneficiados, pois estão trabalhando com condições mais dignas”, ressalta o secretário de Transporte.
Casa nova
Os custos com aluguel de espaço também foram reduzidos pela Setran, que já iniciou as atividades do ano de 2018 num novo espaço. O atual imóvel tem um valor de locação 63% menor ao anterior.
Por: Cristina Baldassini e Gabriele Frades
Fotos: Edilson Menezes
Tá de parabéns a prefeitura Municipal de Socorro
Prefeito:Padre Inaldo.
Secretário de transporte Faustino Estevez.meus parabéns pelo ótimo desempenho.
Comments are closed.