O treinamento, que será realizado durante toda a semana, tem como objetivo principal formar disseminadores das informações previdenciárias para que a comunidade receba informações assertivas acerca de seus direitos e benefícios
Na manhã desta segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS, deu início ao curso de capacitação para assistentes sociais e psicólogos do município. O objetivo do treinamento é levar à comunidade socorrense, através dos servidores da Assistência, informações previdenciárias como benefícios e serviços.
“O cidadão precisa ter acesso às informações para que possam conhecer e adquirir seus direitos e serviços previdenciários. Como a Assistência Social trabalha diretamente com a inclusão social, convidamos o INSS para ministrar um curso de capacitação para nossos servidores, a fim de que eles possam aprimorar seus conhecimentos e levá-los a cada beneficiário da SMAS. Será uma semana de curso, no qual cerca de 80 servidores serão capacitados” afirmou a secretária da Assistência Social, Carminha.
Parabenizando a iniciativa da Prefeitura em contribuir com a inclusão social no município, o gerente executivo do INSS, Raimundo Brito, “Nosso objetivo é levar o INSS para o cidadão para que o cidadão não precise se deslocar ao INSS. E para isso, precisamos estender nosso trabalho nas comunidades. Ficamos muito felizes com o convite da Secretaria de Assistência Social de Socorro e, através do Programa de Educação Previdenciária (PEP), estamos realizando essa capacitação para todos os servidores da Assistência”, afirmou.
Prestigiando o curso e agradecendo a parceria do INSS, o prefeito Padre Inaldo ressaltou a importância das capacitações. “São elas que irão preparar melhor nossos servidores que consequentemente irão ofertar um serviço de melhor qualidade aos socorrenses. Isso facilita a vida do cidadão que muitas vezes não tem condições de ir até o INSS. Então após o curso, os assistentes sociais estarão qualificados para levar as informações sobre direitos e serviços da Previdência Social”.
Para a assistente social Gisele Cristina, também coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do conjunto João Alves, “essa capacitação é de extrema importância para que possamos ter um aprimoramento das nossas atribuições e assim repassá-las para os usuários o que é de direito. As famílias que acompanhamos no Cras estão, em sua maioria, ligadas aos benefícios da Previdência Social. Então precisamos aprender e nos atualizar constantemente para que, como profissionais, possamos levar as informações e esclarecer as dúvidas das famílias que acompanhamos diariamente”.
Por: Isadora Pinho
Fotos: Edilson Menezes