Conjunto Piabeta é a segunda localidade a recepcionar o mutirão
Foram iniciadas na manhã de hoje, terça-feira, 14, as ações da segunda edição do CEAC Itinerante em Nossa Senhora do Socorro. A ação, que é promovida pelo Governo do Estado, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Saúde (SMS), está executando os serviços e atendimentos na Unidade Básica de Saúde José do Prado Barreto, localizada no conjunto Piabeta.
De acordo com a coordenação do evento, a estimativa é que nos três dias de mutirão sejam atendidos cerca de 180 cidadãos nos mais variados serviços, além dos atendimentos diários de atenção básica da família, realizados pela SMS.
Segundo Maria de Fátima Leite Goes, coordenadora da assistência social, serão ofertados serviços como emissão de RG, passe livre para pessoas com deficiências e idosos, orientações para prevenção de doenças, cadastramentos, retirada de duvidas sobre os serviços prestados pela Prefeitura e atendimento ao INSS, Ipes, Detran e Seja Digital, além de atendimento ao Bolsa Família aos moradores da Piabeta, Piabetinha e Albano Franco. “Nossa meta é atender 180 pessoas podendo chegar a 200 atendimentos por dia. E estamos analisando a probabilidade de prorrogação do mutirão”, destacou.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Carminha, a ação é de extrema importância para o município e o envolvimento de vários atores só vem a somar à causa que tem como propósito oportunizar a população mais necessitada da região, para tanto foram disponibilizados técnicos e estagiários, além de outros profissionais da assistência social e da saúde no sentido de proporcionar um atendimento rápido e eficiente ao público presente.
“Vamos lutar para trazer mais mutirões para nosso município. Nessa segunda edição estamos disponibilizando mais serviços e pretendemos atingir um público maior. São serviços gratuitos que a população não dispõe no dia a dia e muitas vezes nem tem a oportunidade e nem acesso”, disse.
Outros Serviços
Nos três dias de mutirão, equipes de agentes de endemias, vigilância epidemiológica e de saúde bucal estarão presentes passando à população informações sobre a área da saúde de forma preventiva e de promoção, levando a prática para o dia a dia das pessoas. Para tanto serão distribuídos kits de higiene bucal e de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, além de serviços de aferição de pressão; teste de glicemia, palestras e outras atividades preventivas.
“Nós estamos mantendo o atendimento diário da atenção básica, só ampliamos o quantitativo de profissionais para dar melhor atenção ao público participante durante esses dias”, explicou Taciana Albuquerque, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Satisfação com o serviço
Para a dona de casa Ana Cristina Gomes, que tem filho pequeno e precisa se dividir entre as atividades do lar e os filhos, a ação da Prefeitura foi uma oportunidade única para fazer o cadastramento do Bolsa Família. “Facilitou muito minha vida, porque já ganhei tempo sem precisar sair de Socorro, e ainda aproveitei para fazer outros serviços”, comentou.
Por: Fernanda Bittencourt
Fotos: Cristina Baldassini