Para proporcionar maior qualidade de ensino aos alunos da rede municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores e coordenadores de algumas unidades de ensino participaram, na tarde da última segunda-feira, 07, de uma capacitação no auditório da sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
O projeto de correção de fluxo é voltado para os estudantes que estão com idade distorcida, ou seja, matriculados em séries diferentes de sua idade escolar ideal. “Fazemos um mapeamento na comunidade escolar, para saber quantas crianças estão com idade e série distorcidas, daí a gente monta a turma de correção de fluxo, podendo assim acelerar ou alfabetizar a criança ou adolescente, os devolvendo para o ensino regular”, explica a coordenadora do projeto, Neca Dantas.
Uma das escolas contempladas com a capacitação foram os profissionais do Colégio Leonel Brizola, localizado no Conjunto João Alves Filho. A coordenadora da escola fala sobre a expectativa dos professores em relação ao projeto. “Essa é uma iniciativa muito boa e as expectativas são as melhores, pois dessa forma incentivamos esses jovens a se dedicarem aos estudos, afinal todos querem estar nas séries adequadas. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de promover melhorias efetivas à educação no nosso município. Estamos empenhados e eu acredito que vai dar muito certo esse projeto”, relata Maria Telma.
Atualmente existem no município doze turmas de correção de fluxo, onde os alunos são alfabetizados para que no ano seguinte já façam parte da série de origem.