Na manhã desta terça-feira, 15, a Secretaria de Municipal de Educação de Socorro (SEMED) proporcionou para cerca de 50 alunos da Escola Municipal Professora Honorina Costa uma visita ao Instituto de Pesquisa (ITPS), em Aracaju, na semana em que se comemora a 16ª Semana de Museus do Estado de Sergipe. Amanhã, 16, outros 50 alunos da Escola Municipal Professora Neuzice Barreto Lima também irão ao Instituto passar pela experiência.
O objetivo do evento é proporcionar aos estudantes um maior conhecimento sobre a história do ITPS, as atividades do Inmetro, da ciência e tecnologia, e ainda, mostrar as instalações do instituto. Já na prática, os estudantes conheceram de perto alguns procedimentos para a realização da análise microbiológica de alimentos, como identificar as texturas do solo, verificar a acidez dos alimentos e os procedimentos que indicam a presença de flúor na água.
“A Secretaria de Educação se preocupa muito em agregar conhecimento fora do ambiente escolar e promover uma ação contínua dentro das escolas. O que nós almejamos é justamente que os nossos alunos conheçam e possam aguçar a curiosidade em conhecer laboratórios”, disse a coordenadora de Programas e Projetos Especiais da SEMED, Nária Gorete.
Para a diretora da Escola, Rosivânia da Silva, o trabalho desenvolvido pela secretaria em proporcionar momentos de aprendizado fora do ambiente escolar também atinge os professores. “Essa gestão tem possibilitado o crescimento da educação, como pode ser visto hoje, e essas oportunidades abragem também os docentes, que precisam estar cada vez mais capacitados e prontos”, disse.
Já a estudante Sara Reis, 14 anos, falou sobre a oportunidade em conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo ITPS. “É uma oportunidade única, pois no mundo de hoje nós não temos muita oportunidade e as que temos, devemos aproveitar. Pra mim é uma honra estar aqui e poder conhecer as atividades do instituto e os procedimentos químicos”, disse.
A também estudante Ester Cavalcante, 14 anos, concordou com a colega de escola. “É uma experiência única saber que coisas que acontecem no nosso cotidiano estão relacionadas as atividades do instituto”.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Confira a galeria de fotos: