A Vigilância Sanitária ministrou durante a manhã desta terça-feira, 22, um curso para os vendedores ambulantes que irão comercializar produtos durante os festejos juninos em Nossa Senhora do Socorro. O foco da ação é repassar aos comerciantes conhecimentos importantes sobre os cuidados que eles devem adotar durante a manipulação de produtos comercializados durante o evento.
De acordo com o Secretário de Saúde, Enock Ribeiro, a capacitação é importante para o sucesso total da festa. “O Forró Siri é uma grande festa e é muito importante para a economia do nosso município, pois às atrações musicais atraem muito público, que consequentemente precisa se alimentar e se hidratar durante às noites de forró. E é justamente essa necessidade que torna esse curso tão importante, afinal saber como manipular os alimentos, dando total segurança aos forrozeiros é vital para garantir o sucesso da festa”, conta.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária do município, João Paulo Albuquerque do Ó, o curso é baseado em uma cartilha de instruções disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que fala sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. “Respeitando essa cartilha e tentando diminuir os riscos de doenças transmitidas por alimentos, evitamos uma série de problemas. Passamos essas orientações para os vendedores de todos os segmentos, contribuindo para o sucesso do evento. Capacitar os vendedores é vital nesse processo e não podíamos deixar de ofertar essas informações”, relata João Paulo.
Para a vendedora de drinks, Idalina Gomes, o curso é bastante proveitoso para os comerciantes, pois faz com que todos conheçam e passem a adotar boas práticas na manipulação dos alimentos vendidos. “Todos os anos participo desse curso e para nós é muito bom, pois a gente entende como manusear os produtos e servir da melhor maneira possível os forrozeiros. Saber manter os alimentos bem guardados e a devida manipulação deles é ótimo, pois os clientes observam esse cuidado e dão preferência aos mais higiênicos”, acredita.
Todos os ambulantes que participaram do curso receberão um certificado, habilitando-os a trabalhar durante a festa. “Hoje estamos finalizando os trabalhos na preparação dos ambulantes, passando todas as instruções que eles precisam se atentar para se adequar à nova realidade que os órgãos fiscalizadores estão exigindo para o bem da sociedade”, afirma o secretário de Cultura, Natan Reis.
Além do representante da vigilância sanitária, também estiveram presentes representantes da Guarda Municipal e da equipe que trabalha com extintores, ampliando o conhecimento dos vendedores em diversas áreas.
Os ambulantes que não puderam participar, por motivo de doença da capacitação no dia de hoje terão uma nova oportunidade, com data ainda não definida, para se capacitarem. “Muito em breve comunicaremos a nova data onde chamaremos os remanescentes no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a fim de que possamos esgotar todas as possibilidades da participação e capacitação desses ambulantes no Forró Siri”, completa Natan.