Início Saúde Programa “Núcleo de Apoio à Saúde da Família” completa um ano de...

Programa “Núcleo de Apoio à Saúde da Família” completa um ano de serviços prestados aos socorrenses

103
0

Durante o primeiro ano de atividade foram contabilizadas cerca de 2.360 visitas e atendimentos individuais em todo o município de Socorro

Ampliar a capacidade de resposta ao paciente que solicita algum tipo de atendimento na atenção básica de saúde e melhorar a qualidade de vida da população. Esses são os objetivos almejados pelo programa “Núcleo de Apoio à Saúde da Família” (Nasf), do Governo Federal executado em parceria com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que neste ano completou um ano de lançamento e serviços prestados aos cidadãos socorrenses.

Com grande gama de profissionais disponíveis à população, dentre eles assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista, os quais atuam de forma integrada com as equipes da saúde da família (ESF), o município de Socorro conta com quatro equipes do Nasf localizadas nas bases dos conjuntos Marcos Freire, Fernando Collor, Jardim e Parque dos Faróis. Além de todos os serviços prestados, o núcleo também realiza atividades como apoio matricial, a exemplo da educação permanente, atendimento individual, específico ou compartilhado, discussões de caso, atendimento domiciliares e diversas ações para a promoção de modos de vida saudável.

A coordenadora do Nasf, Eline Sotero, destaca que os atendimentos são realizados de forma diária e o apoio não é realizado somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas em diversas redes que necessitam deste apoio, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), Academia de Saúde e Instituições de ensino.

Avaliação

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) contabilizou durante o primeiro ano de atuação do programa, cerca de 2.360 visitas domiciliares e atendimentos individuais e no quesito educação em saúde foram realizadas cerca de 888 atividades de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a coordenadora do Nasf, os novos veículos entregues pela Prefeitura de Socorro a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi fundamental para a expansão do programa ao possibilitar que um maior número de pessoas fossem beneficiadas pelo programa. “Nossa avaliação para esse período de atuação é bastante satisfatória, porque o Nasf serve como apoio as equipes do Programa de Saúde da Família. No início as atividades eram tímidas, mas após o secretário Enock ter entregue os dois novos veículos, conseguimos atingir um maior número de pessoas, e inclusive criamos e passamos a realizar trabalhos com grupos de idosos, mulheres e tabagismo”, disse.

Novidades

Para este ano o Nasf está elaborando projetos de grupos terapêuticos, além dos que já estão em andamento, a partir da demanda apresentada e observada através do trabalho do núcleo. Outra grande novidade para os moradores de Socorro é a elaboração do projeto terapêutico com crianças com microcefalia.

“Nós estamos concluindo o projeto e o secretário Enock já deu o aval. O objetivo é integrar as crianças com microcefalia e criar grupos também com aquelas que possuem síndrome de Down e Autismo com uma equipe multidisciplinar, mas o novo objetivo maior é realizar o trabalho em rede com a assistência social, saúde e educação”, revelou a coordenadora do Nasf, Eline.

Devido a grande demanda, a coordenadora ainda revelou que busca ampliar e criar mais quatro bases do Nasf. “Apesar de estarmos dando conta de atender todo o município, não damos tanta atenção como gostaríamos justamente por conta dessa grande demanda. Sendo assim o nosso plano é criar mais quatro bases do NASF em Socorro, pois sabemos que o município é muito grande e aproximar esses serviços da população mais carente e muito importante”, afirma.

Visitas

Em visita realizada na manhã desta segunda-feira, 16, Maria Celeste de 78 anos, moradora da Taiçoca de Fora, agradeceu a atenção prestada pelos profissionais e revelou que a equipe já faz parte da família.“Foram os anjos que enviaram essas meninas aqui. Tenho feito os exercícios e tenho me alimentado bem graças a ajuda da minha família e as orientações que são passadas pelos profissionais”, revelou.

Pela terceira vez, João Geraldo, de 82 anos diagnosticado com Alzheimer, demência e hipertensão, recebeu a visita dos profissionais. “Nós sempre recebemos muito bem a equipe, porque eles querem o melhor para o meu pai. São excelentes profissionais. As sessões são excelentes e todos já percebem a evolução dele. Eu só tenho a agradecer a Prefeitura”, disse Maria de Fátima, filha de Geraldo.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

COMPARTILHAR