O curso capacitou cerca de 200 profissionais da educação a realizarem processos administrativos e instrumentais de acordo com a lei municipal e das instituições de ensino
Iniciada na última segunda-feira, 23, o II curso de formação em Legislação Educacional e Escrituração Escolar, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve seu encerramento na manhã desta sexta-feira, 27. Com a participação de diretores, coordenadores, secretários escolares e assistentes administrativos do município de Nossa Senhora do Socorro, o curso buscou capacitar cerca de 200 profissionais da educação a realizarem processos administrativos de acordo com a lei municipal e esclarecer sobre os instrumentais das instituições de ensino.
De acordo com a coordenadora da Inspeção Escolar da Semed, Sueli Dantas, a realização do curso surgiu da necessidade em promover uma maior organização de documentos, principalmente dos alunos e ex-alunos da rede municipal de ensino. “Quando começamos a realizar a inspeção nas escolas observamos que existiam muitas lacunas que precisavam ser preenchidas, por exemplo, ausência de preenchimento dos diários, guias de transferências com os atos autorizativos feitos de forma equivocada, muitos profissionais não sabiam identificar o que era um ato autorizativo, o que era uma lei de criação, entre outros. Vários preenchiam guias de transferências com autorizações ainda oriundas do estado de 1993, e a partir disso sentimos a necessidade de realizar essa formação”, detalhou.
A coordenadora ainda ressaltou que as falhas não aconteciam de forma proposital, mas porque muitos deles desconheciam a legislação do município de Socorro. “Nós temos um Conselho Municipal que foi instituído e que tem o caráter fiscalizador e normatizador. E as normativas oriundas do Conselho são leis complementares, na qual estabelecem os critérios para a nossa rede municipal de ensino, mas observamos que eram feitos de maneira equivocada, justamente por não conhecerem as normativas do conselho”, contou Sueli.
Durante a semana, além da coordenadora de inspeção, Sueli Santas, ministraram palestra o assessor jurídico do Conselho Estadual de Educação, professor Hudson Veiga, e a diretora do Departamento de Inspeção Escolar do Estado (Dies), professora Eliana Borges. Para uma das profissionais administrativas da educação do município, Rosângela Dias, os conceitos adquiridos foram fundamentais para sanar suas dúvidas diárias. “Tirei muitas dúvidas e também aprendi outros processos, principalmente pequenas particularidades das declarações e transferências. Essa ação da secretaria em realizar essa formação foi bastante positiva em todos os sentidos”, falou Rosângela.
Quem também participou do curso foi a secretária da Escola Municipal José do Prado Franco, Adriane Andrade. “Pra mim esse curso é fundamental, haja visto que tenho contato diário com alunos, dúvidas sempre surgem e muitas das vezes não conseguimos sanar os problemas. De fato, esse curso veio para nos ajudar e nos qualificar ainda mais para que possamos prestar um serviço de maior qualidade para a comunidade. Agradeço a Prefeitura, em especial a Inspeção Escolar, que sempre nos atende de prontidão”, disse a secretária.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes