Promover a segurança pública para os cidadãos e garantir a integridade dos envolvidos em que a intervenção de uma força maior seja necessária. Foi dentro dessa perspectiva que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Guarda Municipal, promoveu na manhã desta terça-feira, 31, uma grande capacitação sobre a utilização de instrumentos não letais, onde participaram policiais militares do Estado de Sergipe e guardas municipais de Socorro, Aracaju, Carmópolis e Rosário do Catete.
A capacitação foi dividida em duas etapas, onde durante a manhã foi realizado o compartilhamento de conhecimentos teóricos e no turno da tarde os agentes da segurança pública participarão da parte prática. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Socorro (GMS), Evilázio Protásio, durante a prática os agentes sentirão o efeito do spray de mentol. “Essa palestra ocorre no sentido de sermos transmissores e multiplicadores da necessidade e da utilização do spray, que é um material não tóxico e não letal, na qual usamos em 2017 e continuaremos usando neste ano por necessidade e para manter o controle e a segurança da população. Em nossas ações sempre buscamos utilizar material de menor poder ofensivo”, disse o comandante.
Ficou à cargo do diretor comercial da Poly Defensor Indústria Química, Rogério Beltrão, explicar sobre o que a legislação brasileira impõe sobre a utilização dos materiais não letais e como o produto deve ser utilizado. “Passamos informações da legislação sobre a utilização de instrumentos não letais, não apenas as legislações brasileiras como os acordos internacionais que o Brasil é signatário para que os guardas municipais possam utilizar o produto desde as exigências humanitárias da ONU”, contou.
“Sem dúvidas essa capacitação para nós da segurança pública é de extrema importância, haja visto a necessidade que temos em alguns momentos de utilizar técnicas menos letais ou não letais no nosso dia a dia de serviço. Especificamente, trabalho em uma área difícil em Aracaju, que é a região dos mercados centrais, e já tivemos inclusive que utilizar o armamento de choque para conter o infrator”, contou o supervisor da Ronda dos Mercados de Aracaju (Rondam), Wilton Márcio.
Já para o comandante da Guarda Municipal de Carmópolis, Ferreira, a capacitação servirá como forma de melhorar os serviços que são prestados diariamente no município.“Vamos levar para todos os guardas de Carmópolis esses conhecimentos que foram adquiridos e fazer novos operadores dos espargidores, que é um equipamento de proteção individual (EPI) não letal que permite que cheguemos ao nosso objetivo de imobilizar” disse .
O material não letal também é usado pelos bombeiros civis, conforme aponta o diretor geral do Grupo de Emergência e Resgate de Aracaju, Handel Santana. “Como nosso grupo é formado por bombeiros civis também utilizamos do spray que não é letal, então essa capacitação é muito importante para o nosso grupo porque passa para vários conhecimentos para os nossos bombeiros que atuam em eventos e a partir dele teremos uma noção de como agir em uma ocorrência”, contou.
“É sempre importante a participação feminina em capacitações de uma forma em geral, sem contar que é mais uma chance que temos de mostrar a nossa força. Sem dúvidas levaremos todo o conhecimento que foi adquirido aqui para a realização dos nossos serviços”, contou a Guarda Municipal de Rosário do Catete, Jussimara.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Confira mais fotos: