Início Educação Gestão Democrática: Prefeitura realizará eleição para eleger novos diretores, coordenadores e representantes...

Gestão Democrática: Prefeitura realizará eleição para eleger novos diretores, coordenadores e representantes do Conselho Escolar

155
0

Pleito será realizado em todas as 40 unidades escolares do município

Na próxima quinta-feira, 09, será realizado o processo eleitoral para dar início à implantação da Gestão Democrática nas escolas da rede municipal. Todas as unidades de ensino participarão do pleito, que será realizado por votação popular e escolherá quem serão os novos diretores, coordenadores e representantes civis do Conselho Escolar, formado por entidades ligadas à educação, bem como pais de alunos e moradores das comunidades.

De acordo com a secretária de Educação do município, Marieta Barbosa, o projeto desenvolvido em Nossa Senhora do Socorro é diferenciado e promete trazer ações revolucionárias para alavancar a educação do município. “Os estudantes, servidores e a comunidade em geral é que escolherão os representantes, garantindo assim a sua representatividade”, comenta Marieta.

Ainda de acordo com a secretária os diretores e coordenadores eleitos participarão de um curso de 120 horas oferecido pela secretaria, a fim de se capacitar sobre questões ligadas à gestão administrativa, financeira, recursos humanos, ações pedagógicas e inovação de projetos educacionais. “Ao final desse processo todo é que os diretores e coordenadores vão apresentar o seu projeto de intervenção direcionado para sua escola”, complementa.

A eleição do conselho escolar será realizada de acordo com o horário de funcionamento das escolas.

Gestão Democrática

A Lei nº 1243/2017, que estabelece a Gestão Democrática nas escolas da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro foi sancionada no último mês de dezembro pelo prefeito Padre Inaldo, com a aprovação da Câmara de Vereadores. A iniciativa visa a participação efetiva de vários segmentos na comunidade escolar, inserindo suas opiniões e sugestões diretamente nas etapas de planejamento, implementação e avaliação dos processos de gestão escolar.

A lei, que foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Socorro, institui a criação e implantação da gestão democrática na rede municipal de educação. O projeto é fruto do trabalho realizado por um grupo formado por membros e diretoria da Semed, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Sindicato dos Servidores Públicos de Nossa Senhora do Socorro (Sindsocorro), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju (Umesa), União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) e Procuradoria Geral Município (PGM).

COMPARTILHAR