Início Cultura Fé, cultura e esporte marcam final de semana em comemoração à Co-Padroeira...

Fé, cultura e esporte marcam final de semana em comemoração à Co-Padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro

93
0

Com uma vasta programação, religiosa, esportiva e cultural, composta por atrações musicais e apresentações teatrais, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), proporcionou aos socorrenses um final de semana diferente, onde puderam unir a fé, cultura e tradição, durante as comemorações à Co-Padroeira do município, Nossa Senhora do Amparo.

As celebrações tiveram início na noite do último sábado, 11, quando foi realizada uma novena na igreja, localizada na sede do município, que ficou pequena com a quantidade de fiéis que dedicaram seu tempo à celebrar a Co-Padroeira. De acordo com o secretário de Cultura, Natan Reis, o principal objetivo da festa, além de comemorar a Co-Padroeira, é unir a família. “Nós resolvemos mudar um pouco e isso tem agradado a população de Socorro porque partimos para o lado mais simples com apresentações de grupos folclóricos, teatro, samba de coco, tudo isso voltado para atrair a família, trazendo essas pessoas para a praça, que é uma tradição que vem sendo deixada de lado há alguns anos”, contou o secretário.

Ao início das apresentações o público ainda era tímido, mas logo, a Praça Presidente José Alencar foi tomada pelos socorrenses que trataram de acompanhar as diversas atrações da noite. Dentre elas estava a quadrilha Encanto do Matuto, que esteve representando o município em diversos concursos ao longo do ano. “Tá sendo maravilhoso a Prefeitura abrir mais um espaço para a nossa quadrilha aqui na festa da Co-Padroeira, já que o município esteve muitos anos sem ter nenhuma representante, mas graças a Deus o prefeito Padre Inaldo, Carminha e Natan sempre nos recebem muito bem. E o que o prefeito prometeu para ajudar a nossa quadrilha e levar o nome do município cidade a fora, ele cumpriu”, disse o marcador e proprietário da quadrilha, Vaniclécio Freire.

Além da diversidade na programação, chamou a atenção na realização da festa deste ano, a quantidade de jovens que vivenciaram a fé e contribuíram para a valorização e permanência da cultura do município. “Sou católica, minha família também, e não podia perder essa festa por nada, então combinei com meus amigos e hoje estou aqui. Estou gostando muito das atrações e da organização, por isso parabenizo a Prefeitura que trabalhou com carinho para que a festa fosse possível”, declarou Rafaela Xavier, de 23 anos.

Quem não parou um só minuto foi a integrante do grupo Cacumbi de Mestre Nego do município de Japaratuba, Luciene dos Santos. “Tenho 50 anos e sou filha da cultura, então é uma emoção muito grande poder trazer nossa arte para Socorro. Espero que próximo possamos fazer parte dessa festa linda”, disse.

E pra quem pensa que o momento é só de agradecimento e diversão está enganado, essa é a oportunidade em que muitos comerciantes aproveitam para garantir uma renda extra. “Sou morador da Taiçoca de Fora e sempre que surge eventos realizados pela Prefeitura procuro participar e pra gente da comunidade, esses eventos são importantes para ganharmos um dinheirinho extra a mais no final do mês, principalmente eu que trabalho no ramo há 15 anos”, revelou o comerciante de drinks, Genilton dos Santos.

Já o domingo, 12, foi marcado pelo incentivo a atividade física e a união da família, com o 1° Primeiro Passeio Ciclístico de Nossa Senhora do Socorro. A atividade reuniu mais de 300 ciclistas que saíram da Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério, localizada no Marcos Freire I, e seguiu até a sede do município.

O prefeito Padre Inaldo participou da ação e pedalou junto com os cidadãos. “Estamos muito felizes de ver que a iniciativa da Prefeitura, de realizar o passeio ciclístico, foi tão bem aceita pela população que acordou cedo e veio pedalar com a gente. Com essa ação estamos incentivando o esporte e buscando fortalecer os laços familiares, afinal vários pais e filhos vieram comemorar essa data conosco”, comemorou.

O secretário de Cultura do município, Natan Reis, também se juntou ao grupo do pedal e destacou a importância da iniciativa. “Aproveitamos a oportunidade para unir  o útil ao agradável, que é a atividade física e as celebrações em homenagem aos pais e a nossa co-padroeira, Nossa Senhora do Amparo. O ciclismo é uma modalidade que vem crescendo muito no nosso município e nós fizemos questão de apoiar e incentivar. Essa é uma ação que só foi possível graças à colaboração de várias secretarias a exemplo da Comunicação, SMTT, Saúde e a Guarda Municipal”, afirmou.

Fotos: Wallison Oliveira e Giovani Mangueira

Confira mais fotos:

COMPARTILHAR