Início Cultura Exposição folclórica conta lendas e histórias de personagens brasileiros

Exposição folclórica conta lendas e histórias de personagens brasileiros

95
0

A estimativa é de que 3 mil pessoas visitem a mostra que está disponível na Praça da Cultura, no conjunto Marcos Freire I, nos dias 20, 21 e 22, das 09h às 20h

Saci-Pererê, bicho papão, cacumbi, boitatá, lendas da Iara, Curupira e Cuca são alguns dos personagens que compõem a rica história cultural do Brasil. Foi dentro da perspectiva de resgatar a memória folclórica dos socorrenses que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), iniciou na manhã desta segunda-feira, 20, uma exposição sobre o folclore brasileiro, onde cerca de 24 personagens tiveram suas histórias expostas para a população.

No primeiro dia diversos alunos da rede municipal de ensino estiveram conferindo a programação preparada pela Prefeitura, que também contou com a realização de brincadeiras de rua. “Os meninos puderam visualizar coisas mais concretas do nosso folclore porque em sala de aula nós falamos, mostramos imagens, mas com os bonecos eles puderam ter outra percepção. No momento que entramos no espaço eles ficaram muito curiosos, leram bastante, o difícil mesmo foi controlar as mãos porque queriam tocar em tudo e precisamos ter cuidado para não danificar e permitir que outras pessoas possam conhecer”, disse a professora da Escola Municipal Agda Fontes Ferreira, Suely Melo.

A mostra, que acontece na Praça Cultura, segue até quarta-feira, 22, das 09 às 20h, e de acordo com a coordenadora da Praça da Cultura, Joana Bertoldo, são esperadas mais de 3 mil pessoas durante os três dias. “Nós criamos esse projeto justamente para valorizar o folclore brasileiro e resgatar a cultura do nosso país em comemoração ao dia nacional do folclore. É um momento de agregar conhecimento porque muitos sabem a figura, por exemplo, do boitatá, mas não conhece a história”, esclareceu a coordenadora.

Uma grande particularidade da primeira exposição folclórica realizada na Praça da Cultura foi a confecção artesanal dos bonecos pelo funcionário da Semcult, Adelson Santos, que utilizou material reciclado na construção dos personagens. “A inspiração para a criação dos bonecos veio da minha mãe e há muitos anos eu queria realizar esse sonho, como forma de homenageá-la e de ter esse trabalho cultural sendo prestigiado, contribuindo diretamente para a população”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da Apae Socorro, Ilzane Viana, a exposição, além de agregar conhecimento, também é uma forma de inclusão social. “Nós acreditamos muito nesse projeto porque é uma forma de inclusão social que vai contribuir diretamente no desenvolvimento dos meninos e essa exposição irá fazer com que eles entendam de uma melhor forma o que é o folclore e a história dos personagens”, contou.

Devidamente caracterizada, Maria Eduarda não escondeu sua paixão pela tão conhecida boneca de pano. “Eu conheci muitos personagens que nunca tinha ouvido falar e também aproveitei para brincar com as minhas amigas. Vim de Emília porque, além de ser bonita, gosto muito dela”, contou Eduarda.

As comemorações ao Dia Nacional do Folclore serão encerradas na quinta-feira, 23, com o projeto “Um piano pela estrada” do consagrado pianista Arthur Moreira Lima que traz música clássica para os socorrenses. O concerto será realizado no estacionamento do Shopping Prêmio a partir das 19h.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Confirma mais fotos:

COMPARTILHAR