Projeto desenvolvido pelo pianista Arthur Moreira Lima apresentou variado repertório de música clássica
A noite desta quinta-feira, 23, ficou gravada na memória dos cidadãos socorrenses pelas notas marcantes tocadas com maestria pelo pianista erudito, Arthur Moreira Lima, que apresentou o espetáculo “Um piano pela estrada”. O projeto, que é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Fundação Ultragaz Cultural, vem percorrendo todo país e no município foi realizado com total apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). A abertura do concerto ficou a cargo da banda sergipana Zabumba de Ouro com Beto Vidal, que trouxe muita sergipanidade para o público.
O espetáculo, que foi realizado no estacionamento do Shopping Prêmio, encerrou a semana de atividades em comemoração ao Dia do Folclore brasileiro e a sua principal particularidade foi a execução de toda a apresentação sob o caminhão teatro, com 45 metros quadrados. “Nós estamos trazendo o que há de melhor na cultura brasileira para o povo socorrense. Essa foi uma noite muito brilhante, pois estamos tendo a oportunidade de ver no palco o maior pianista brasileiro e nós fomos o único município brasileiro a receber essa apresentação e estamos muito felizes com isso”, declarou.
Ainda de acordo com o secretário de Cultura, a apresentação teve como principal objetivo aproximar a população socorrense da música clássica, brasileira e internacional. “Por isso fizemos questão de convidar os alunos das escolas municipais para participarem. Cerca de 200 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas municipais José do prado franco, Neuzice Barreto, Diva Maria Correia e Manuel Cunha, prestigiaram a apresentação, além dos estudantes da Escola Estadual Dr. Carlos Firpo, que vieram da Barra dos Coqueiros para assistir à apresentação”, comemorou.
O prefeito Padre Inaldo prestigiou a apresentação, que contou com músicas de artistas renomados como Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos, além de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). “Estamos muito felizes e realizados em poder trazer uma apresentação tão diferente para o público socorrense, pois várias dessas pessoas que estão aqui hoje nunca tiveram a chance de prestigiar uma apresentação como essa. Esse e um momento ímpar, onde estamos recebendo um verdadeiro presente. Só podemos agradecer essa parceria que está nos proporcionando um momento de muita felicidade, afinal somos 75 municípios e apenas o nosso foi contemplado com essa linda apresentação”, comemora.
Emocionado o pianista falou sobre a importância de levar a música clássica aos quatro cantos do país. “Estamos com esse projeto há algum tempo e é sempre uma alegria poder levar a música clássica aos mais diversos públicos. Fico feliz em poder fazer com que cada vez mais pessoas conheçam esse estilo musical que ainda é muito direcionado a um determinado público”, declarou.
Assistindo pela primeira vez a uma apresentação de música clássica a senhora Maria José Santos, integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, se mostrou animada em conhecer um novo ritmo. “É a primeira vez que venho assistir algo assim é confesso que estava bem ansiosa. Queria conhecer e saber se eu ia mesmo gostar. Acredito que a música só traz coisas boas”, afirmou.
O estudante Lindelson Oliveira de Freitas, de 21 anos, também assistiu pela primeira vez a um espetáculo de música clássica e se encantou com o repertório. “Eu amo música, mas só ouço mais às da minha terra mesmo, coisas locais. Essa é a primeira vez que estou ouvindo algo tão diferente do meu dia-dia. Estou vivendo um momento épico, graças a minha escola que nos trouxe para assistir. Eu não entendo muito de música, mas estou emocionado com as que ele tocou. Segurei o choro várias vezes. É lindo!”, afirma.
A estudante Laura Araújo dos Santos, de 18 anos, veio com a caravana da Escola Estadual Doutor Carlos Firpo, da Barra dos Coqueiros só para prestigiar o espetáculo. “Fomos convidados e eu já fiquei muito animada, com as melhores expectativas, porque não é todo o dia que temos uma oportunidade como essa de ouvir um grande pianista tocar”, comemorou.
Por: Gabriele Frades
Fotos: Edilson Menezes