Durante os dias 27, 28 e 29 deste mês, professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro participam da segunda etapa do Projeto Aula Digital, onde ao final dos processos as escolas participantes serão contempladas com a maleta digital. A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao projeto no final do ano de 2017, em parceria com as fundações Telefônica e La Caixa da Espanha, e tem o foco voltado para a educação inovativa.
Ao final desta segunda etapa, denominada pela Fundação Telefônica como espaços diferenciados, cerca de 150 professores das 32 escolas do município que fizeram a adesão ao projeto em 2018, receberão no próximo ano a maleta tecnológica contendo tablets e notebooks. “São várias formações até chegar no fator quase que principal que seria a maleta com os equipamentos tecnológicos. A maleta é essencial, mas é importantíssimo que os professores realizem essa formação para compreender a essência do projeto que é voltada, principalmente, para o desenvolvimento do aluno. Nesses três dias eles irão adquirir a capacidade de trabalhar em qualquer ambiente que utilizem seja na cozinha, na sala, no pátio ou qualquer espaço do colegiado para que o aluno aprenda”, esclareceu coordenador de ensino fundamental de Socorro, Danielson Barreto.
O coordenador explica ainda quais são as etapas que devem ser cumpridas pelas escolas que aderiram o projeto. “A fundação evidencia que entregar apenas a maleta não tem um real significado porque ela precisa primeiramente formar e tomando como exemplo a formação do ano passado, os professores passarão pelas formações de gestão inovadora, espaços diferenciados, o papel do professor e depois a formação kit tec que precede a maleta tecnológica”, disse.
Em 2017 o projeto atingia especificamente aos alunos do 1°, 2° e 3° ano da rede municipal de Socorro, porém, este ano, como a fundação percebeu que muitos professores e o próprio sistema operacional poderia dar a possibilidade de ensino para outras turmas, o projeto também irá contemplar os alunos do 4°e 5° ano.
“Esse material que chegará às mãos dos alunos e nós professores será muito bom, principalmente pra eles, visto que muitos deles não tem como realizar pesquisas em casa, por não terem acesso a internet. Com os equipamentos eles terão melhores condições de aprendizagem”, garantiu a professora Maria José da Escola Municipal Nair Menezes Santos, localizada no conjunto João Alves.
Já para a gestora da Escola Municipal Major João Teles, Eliude Araújo, o projeto garantirá a inovação de aprendizagem do município. “Nós sairemos da mesmice e iremos realizar o novo ao estimular o educador a adotar novas metodologias e melhorar a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos. O município de Nossa Senhora do Socorro se coloca à frente quando o assunto é educação, temos avançado muito e isso é fruto de um imenso trabalho coletivo que está sendo liderado pelo prefeito e pela secretária Marieta”, disse a diretora.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Giovane Mangueira