No município 150 alunos, dos 18 aos 29 anos, serão beneficiados pelo programa
Em clima de muita festa, alunos inscritos no Programa Projovem Urbano, prestigiaram na noite da última quinta-feira, 30, a aula inaugural do programa. O primeiro encontro, organizado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado no Centro Cultural Gilson Prado, e além de receberem os kits educacionais, os estudantes prestigiaram apresentações artísticas do município.
O ProJovem tem como objetivo proporcionar oportunidades para pessoas que por motivos diversos, não tiveram a chance de participar do ensino regular, e de acordo com a Secretária de Educação, Marieta Barbosa, a realização do programa é uma conquista da Gestão Municipal e da Semed. “Depois de muitos anos, conseguimos a autorização do Governo Federal para retomar o programa esse ano no município. Os professores passaram por um curso de formação e estão prontos para receberem os novos alunos”, afirmou Marieta.
Na retomada do programa no município, a área escolhida para oferecer a qualificação profissional aos alunos foi a saúde e o secretário da pasta, Enock Ribeiro, discursou sobre a necessidade de mão de obra especializada. “Aqui em Socorro temos um campo vasto para os que se qualificam na saúde conseguirem trabalhar, como auxiliar administrativo, por exemplo, que podem trabalhar nas diversas unidades de saúde em consultórios odontológicos, clínicas de fisioterapia, psicologia, entre vários outros locais onde esses profissionais podem exercitar as suas funções. Essa capacitação oferecida aqui será apenas o começo”, disse Enock.
O coordenador do programa em Socorro, Gustavo Rosa, falou sobre a importância do projeto. “O ProJovem Urbano tem um público específico, que deveria estar inserido no mercado de trabalho, por diversas circunstâncias não conseguiram se qualificar e concluir os seus estudos ou mesmo buscar qualificação específica. Então buscamos fazer o resgate desses jovens, oferecendo curso de formação e esperamos que eles não parem por aqui e sempre alcancem os objetivos”, anseia.
Um dos estudantes, José Carlos, falou sobre a expectativa para iniciar o curso. “Estou muito determinado em participar desse programa, pois pretendo terminar o ensino fundamental e em segundo lugar me especializar, me tornando uma pessoa melhor é, com fé em Deus, conquistando um emprego. O Projovem é a nossa chance de recomeçar”, disse o estudante. Outra estudante, Maria Vitória, também disse o que espera após a conclusão do curso e aproveitou para agradecer a oportunidade. “Espero só coisas boas com o ProJovem, quero terminar os estudos e procurar um emprego. Agradeço ao Prefeito Padre Inaldo por essa grande oportunidade, vou agarrar essa chance com unhas e dentes”, enfatiza a aluna.