Em Sergipe, dentre as quatro escolas que obtiveram nota igual ou superior a 6,0, duas são do município, são elas: Teixeira da Cruz e Padre Pedro
Fruto de reconhecimento, dedicação e trabalho, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alcançou uma marca histórica para o município. Resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), verificado no ano de 2017, apontam que 22 unidades da rede municipal de ensino de Socorro avançaram no percentual de aprendizagem.
O IDEB é o indicador que verifica a qualidade da educação básica, observando o equilíbrio entre a aprendizagem e fluxo escolar, onde estão incluídos critérios como aprovação, reprovação e evasão. Dados mostram que em Sergipe, apenas quatro escolas alcançaram nota igual ou superior a 6,0, sendo uma na cidade de Itabaianinha, outra em Aracaju e duas no município de Socorro, foram elas as escolas José Teixeira da Cruz e Padre Pedro, ambas alcançaram a nota 6,0.
Dentre as 26 escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 22 instituições avançaram no percentual de aprendizagem, com destaque para seis unidades que obtiveram nota acima de 5,0, sendo elas as Escolas Municipais Barquinho Amarelo (5.9); Major João Teles (5.6); Eduardo Viana (5.2); Diva Maria Correia (5.2); Nair Menezes (5.1). Já no que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental, das sete instituições avaliadas, seis apresentaram um crescimento significativo no processo de aprendizagem.
“Mesmo com todas as dificuldades, estamos no caminho certo graças ao esforço realizado pela Secretaria de Educação. Estão de parabéns todos que compõem a rede municipal de ensino, desde a merendeira aos diretores, que contribuíram diretamente para o resultado. Se a educação avança, a Prefeitura também avança, por isso continuaremos plantando para futuramente colher ótimos resultados”, garantiu o prefeito do município, Padre Inaldo.
Avanço e melhorias na educação
Esta foi a melhor pontuação registrada em todos as edições do IDEB em Socorro e conforme aponta a secretária da Educação do município, Marieta Barbosa, o feito é resultado de uma série de intervenções realizadas pela atual gestão. “Estamos imensamente felizes e entendemos que essa conquista é resultado de um trabalho realizado em pouco tempo, já que a avaliação foi realizada no segundo semestre de 2017 e tínhamos pouco tempo à frente da gestão, mas muito eficaz e eficiente. Estamos felizes não por vaidade, mas isso prova e comprova que a nossa educação está avançando com qualidade, não adianta ter escolas com ótimas estruturas, se não tivermos professores, direção, equipe técnica e alunos comprometidos”, declarou.
Dentre todos os trabalhos realizados pela Semed em um ano e oito meses de gestão, destacam-se a implementação dos projetos “O lugar onde vivo” e “Aprender Sem Limites”; a criação de uma avaliação própria para a rede: o exame socorrense do Ensino Fundamental (ESEF); o processo de eleição da gestão democrática que possibilitará a criação dos novos projetos, e de fundamental importância, o reajuste do piso salarial do professores da rede.
A secretaria já possui planejamento para elevar ainda mais o ensino no município nos próximos meses e garantir o direito de aprendizagem para os mais de 15 mil alunos da rede municipal de Socorro. “Nós iremos avançar com a conclusão do ano letivo, a formação continuada de professores e diretores eleitos na gestão democrática, iremos também intensificar os projetos implementados ao longo do ano e aperfeiçoar o que já estamos realizando. Mas o nosso principal foco é a formação dos professores que implicará diretamente no desenvolvimento dos alunos em sala de aula”, disse Marieta.
“Outra questão que iremos trabalhar é a questão do fluxo de alunos, a repetência e o abandono, não podemos perder os nossos estudantes. Se o aluno faltou, temos que procurar saber o motivo e estamos estreitando a parceria com o Conselho Tutelar. Enfim, acredito que Socorro pode ser denominada como uma cidade educadora”, acrescentou.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Confira a pontuação das escolas:
Acredito também que o fruto deste resultado e que deveria ter sido citado é o empenho por parte dos professores. O texto da a impressão que apenas o que foi feito pela secretaria de educação é que elevou o índice. E o dia a dia na sala de aula, a técnica individual de cada professor, o seu planejamento, o seu empenho não conta? Vamos valorizar mais aquele que está diretamente ligado no processo ensino/aprendizagem, vamos dá mérito a cada professor destas unidades escolares que buscam e tem como foco melhorar a aprendizagem dos seus alunos, que passam horas em casa buscando novas alternativas para este fim.
Não custa nada reconhecer, dá o mérito a estes guerreiros, que enfrentam de longa data as mazelas impostos pela profissão
Comments are closed.