Nesta sexta-feira, 21, é celebrado o Dia Municipal de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura comemora a data realizando ações que garantem a inclusão social da classe
Na garantia de uma maior facilidade na locomoção das pessoas portadoras de deficiência física – público de fundamental importância no plano de gestão do prefeito Padre Inaldo – a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), continua investindo na construção de rampas de acesso nas ciclovias e canteiros em todo o município.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Francisco Nascimento, novos acessos foram construídos em diversos pontos do município. “As últimas construções de rampas foram realizadas nos conjuntos João Alves Filho, Marcos Freire 2 e no terminal de integração do município. Nossa expectativa é de realizar mais serviços como esse para amenizar as dificuldades enfrentadas pela classe”, disse.
Para a secretária da Assistência Social, Maria do Carmo, a iniciativa da gestão “gera resultados sociais positivos, contribuindo diretamente para a inclusão e sustentabilidade. A construção dessas rampas significa promover a igualdade, o direito de ir e vir com segurança e comodidade, vez que garantir o acesso das pessoas a todos os espaços públicos é um questão de responsabilidade social. Então, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro está de parabéns”.
Em concordância com a secretária Maria do Carmo, o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Socorro, Samuel Fernandes, destacou alguns dos projetos realizados pela Secretaria e acredita que a Prefeitura tem reconhecido a luta da classe em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. “Socorro está saindo à frente ao promover melhorias, principalmente para os que possuem mobilidade reduzida, que são os cadeirantes. As obras de construção têm sido realizada de forma inclusiva, um sonho antigo nosso. Inclusive, este ano, nós demos início ao projeto “Calçada Livre” como forma de conscientizar as pessoas, por exemplo, que desobstruam as calçadas”, disse Samuel.
Criação da Lei
Em consonância com a data nacional, oficializada pela Lei Federal n° 11.133, de 14 de Julho de 2005, a Câmara Municipal de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro sancionou e aprovou, em dezembro de 2017, a lei n° 1228 que institui o dia 21 de setembro como o Dia Municipal de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, na qual ficou autorizado ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Socorro, instituição subordinada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a promoção de atividades de integração, buscando uma aproximação e sensibilização para a causa.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Queremos em nome do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Socorro agradecer ao Prefeito Pe Inaldo e a Secretária Municipal de Assistência Social Carminha, todo apoio irrestrito as ações e causas partilhadas em favor de todas as Pessoas com Deficiências e Idosos de nosso imenso Município. Uma Gestão Inclusiva e que tem considerado e respeitado o colegiado como nunca houve desde a reativação do Conselho em 2014 após 10 Anos desativado. Nossa Gratidão a SMTT DE SOCORRO e o Superintendente Maj Toledo por estar junto a Gestão implementando as rampas de acessibilidade nos novos pontos de ônibus e aos agentes Lessa, Samuel e Oliveira. E aos usuários deficientes que teem participado das reuniões ordinárias do Conselho e contribuindo para o crescimento e solidificação das suas Leis e Direitos. E ao Vereador Eliel Felipe que mediante um desejo do Conselho foi autor dessa data histórica e de imensa alegria e importância para todos os deficientes. As Comemorações estão previstas para acontecerem após o período eleitoral, em Novembro e estaremos junto a Grande Parceira Nossa a SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação a quem agradecemos a toda a Equipe na pessoa ilustre do Secretário Renato Nogueira e extensivo a SEMED, SEC AGRICULTURA E PESCA, SEMCULT e Entidades PcD: APAE SOCORRO, ARCONJ, ASSOMOPE, APD, ASSOC NOVO HORIZONTE, ADRETS e MP Dr° Fausto Valois, PGM Dra Viviane e que juntos estamos construindo com nossos esforços “SOCORRO – Uma Cidade Inclusiva para Todos”.
“NADA SOBRE NÓS…SEM NÓS!”
Muito Obrigado
Samuel Fernandes Mota da Cunha
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Socorro – CMDPcD
“Mãos que se Estendem para Servir”
Comments are closed.