Tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 28, os dez novos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Nossa Senhora do Socorro que atuarão no poder de decisão nos assuntos de interesse coletivo, como a aprovação de planos, gastos com recursos públicos, fiscalização e fiscalização e acompanhamento de políticas públicas. A solenidade ocorreu na Casa dos Conselhos, no conjunto Marcos Freire I.
A nova composição do Conselho, formada por cinco representantes da sociedade civil e cinco representantes do Governo, atuarão durante o biênio de 2018/2020. “Enquanto secretária espero que essa gestão seja tão parceira quanto a outra gestão foi e graças a Deus nós temos conseguido isso, essa parceria. O CMAS é muito importante porque aprova os nossos projetos e leis”, disse a secretária de Assistência Social, Maria do Carmo.
Um acontecimento inédito foi destacado durante a posse. Pela primeira vez um trabalhador do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Socorro assume a presidência na condição de representante da sociedade civil e para o novo presidente “isso é muito importante porque no processo democrático tem que ter essa alternância: usuário, trabalhador e entidade. Com o Conselho estruturado nós conseguimos acompanhar os serviços de perto e ajudar a gestão a melhorar a assistência no município”, garantiu Aloísio Júnior.
“O Conselho dá continuidade a toda uma normativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com o objetivo de fiscalizar, acompanhar e deliberar todas as ações orientadas pelo MDS, através da Política Nacional de Assistência Social”, disse a nova vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Aida Santana.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Confira mais fotos: