Início Saúde Parceria entre Prefeitura e Sesc garante realização de exames de mamografia e...

Parceria entre Prefeitura e Sesc garante realização de exames de mamografia e lámina às mulheres socorrenses

138
0

Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro e do Serviço Social do Comércio (Sesc) está realizando exames de mamografia e lâmina em uma unidade móvel, no Ginásio do Sesi, localizado no Marcos Freire I. A ação tem como objetivo a prevenção de doenças e prestar um serviço ainda mais rápido às mulheres socorrenses.

Por conta do recesso de final do ano a unidade móvel, a priori, deve permanecer até o dia 21 deste mês no ginásio e a depender da demanda deve voltar com o atendimento ao público feminino em 2019. “Sabemos que o número de câncer de mama e colo de útero está crescendo a cada ano, não só no nosso estado como em todo o território nacional. Por isso a proposta do projeto é rastrear essas pacientes que nunca fizeram exames e alertá-las para a importância da prevenção”, explicou a educadora em saúde do Sesc, Daniela Félix.

Para a realização dos exames é necessário que a paciente procure a sua Unidade de Saúde e realize o pré-atendimento, onde posteriormente será agendado a realização do exame na unidade móvel, que acontece das 08 às 12h e das 13 às 16h. A educadora ainda atenta para os critérios de atendimento. “Por dia a unidade móvel geralmente realiza 38 atendimentos, lembrando que para realizar a mamografia é necessário possuir idade entre 50 e 69 anos, já o exame de lâmina é ofertado para mulheres entre 25 e 64 anos”, acrescentou.

Foi o que fez a moradora da Taiçoca de Dentro, Maria Alves, de 52 anos. “Soube desse serviço na minha Unidade de Saúde, através da minha agente de saúde, e logo marquei. Estou aproveitando a oportunidade para fazer os dois exames, até porque na minha família tiveram pessoas com câncer e de seis em seis meses eu faço o exame de lâmina. É muito importante a Prefeitura realizar esse tipo de parceria em benefício da gente, espero outras ações como essa”, disse.

“É tudo muito novo pra mim porque nunca fiz nenhum dos dois exames e agora estou agarrando essa oportunidade. Estou achando ótimo porque tem muita gente que não tem condições de fazer um exame particular. Do momento da marcação até a realização do exame foi muito rápido”, disse Gilda dos Santos, de 57 anos.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Confirma mais fotos:

COMPARTILHAR