Desta vez, a atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 31, pela Guarda Municipal de Socorro (GMS)
No último dia do mês de janeiro, a Prefeitura, através da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS), realizou, no auditório da Praça da Cultura, no conjunto Marcos Freire I, uma ação alusiva ao Janeiro Branco, que tem como foco a prevenção e os cuidados para a manutenção de uma boa saúde mental e emocional. Com panfletagem, roda de conversa, dinâmica e distribuição de cartilhas educativas, o encontro teve como público-alvo os guardas municipais.
A ação, de iniciativa das guardas da GMS, teve como facilitadores os psicólogos Renata Aragão e Robert Santos, que abordaram a importância de cuidar da saúde mental e emocional durante toda a vida. “Normalmente nós associamos corpo e mente de forma diferente e é importante esclarecer que não existe essa distinção. A mente é como qualquer outro órgão e a saúde mental é sim afetada pela saúde física e vice-versa. Uma das formas de cuidar da saúde mental e emocional é ter um hobby, uma atividade de autocuidado e, principalmente, se autoconhecer, que é uma chave preciosa para a vida”, esclareceu Renata.
Expostos à situações de estresse na maior parte do tempo, conhecer suas emoções e saber lidar em situações adversas é uma tarefa indispensável, é o que afirma o subcomandante da Guarda Municipal, GM Renilton. “A saúde mental dos nossos guardas deve se manter de forma perene, por conta da exposição operacional. Muitos se preocupam com o homem na situação operacional e muitas vezes deixam de lado questões psicológicas, então cuidar da saúde é fundamental para que possamos prestar um melhor serviço à população”, declarou o subcomandante.
A falta de cuidados à saúde mental e emocional pode ser fator determinante para o surgimento de doenças, como a depressão. “Eu tive uma amiga que estava grávida e aos 31 anos cometeu suicídio na véspera do natal. Muitos que estão depressivos não assumem a doença, outra pessoa suspeita e, então, o diagnóstico é dado pelo profissional, quando procurado. Por isso, apoio totalmente ações deste tipo para que possamos ficar bem com nós mesmos e com o todo”, disse a GM, Marta Regina.
Com total apoio do Sindicato dos Guardas Municipais de Socorro, o evento contou com a presença de representantes das Guardas Municipais de Maruim, Laranjeiras, Rosário do Catete, Itabaiana e Estância.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: João Brasil