Órgãos municipais se reuniram na manhã desta terça-feira, 05, para discutir estratégias de atuação durante os dois dias de festa
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 05, a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) articulou junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Guarda Municipal de Socorro (GMS) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o plano de ação dos órgãos para atuar durante o Carnafolia Socorro que acontecerá nos dias 02 e 03 de março nos conjuntos Jardim e Parque dos Faróis, Orlinha do São Brás e povoado Porto Grande.
De acordo com o secretário de Cultura, Natan Reis, a folia será realizada para resgatar os festejos carnavalescos do município. “A reunião foi marcada para discutir a estrutura logística de todo o nosso carnaval que, este ano, acontece em várias partes do nosso município e, principalmente, nos pontos turísticos para que possamos dar maior visibilidade a esses locais. O nosso carnaval também é para as famílias porque teremos marchinhas de frevo”, explicou.
Para garantir a tranquilidade dos foliões a festa contará com o apoio dos órgãos municipais. “Estamos com a equipe preparada para dar todo o suporte disponibilizando ambulância, técnicos e condutores, além de contar com ponto de retaguarda da unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Zé Franco. Temos uma equipe capacitada e que tem experiência com esse tipo de trabalho”, disse a coordenadora de alta e média complexidade, Larissa Fonseca.
No que concerne à segurança, a Guarda Municipal solicitará mais veículos para atender a demanda da festa e garantir a segurança em todo o município. “Estamos organizando a nossa equipe para fazer a distribuição dos nossos guardas nos locais de festa, assim como iremos solicitar mais veículos para que possamos assistir todas as parte do município”, esclareceu o comandante da Guarda, Evilásio Protásio.
O coordenador operacional da SMTT, Daniel Lessa, conta como será realizada a ação do órgão. “Nós estamos finalizando o planejamento com a outras Secretarias para que possamos falar a mesma língua e fazer o que cabe à SMTT que é garantir a boa circulação dos veículos no local, bem como o isolamento de determinadas áreas e instruções aos motoristas, a fim de garantir que os foliões aproveitem a festa de forma segura”, disse.
Na próxima sexta-feira, 08, os representantes dos órgãos se reunirão para decidir como será dado o apoio aos bloquinhos de rua organizados pelas comunidades.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes