Início Assistência Social 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso acontece em Nossa Senhora do...

2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso acontece em Nossa Senhora do Socorro e reúne o público da terceira idade

178
0

Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. Foi com este tema que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), foi o primeiro município sergipano a realizar, este ano, a Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 20, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto.

Com início marcado pela apresentação cultural do Grupo Samba de Coco São Benedito, a conferência recebeu idosos atendidos pelos serviços da SMAS, técnicos e autoridades públicas. “Esse é um marco muito importante para o município, onde discutimos propostas de empoderamento para esses idosos, uma vez que essa população tem crescido bastante graças ao aumento da longevidade e da qualidade de vida. Para se ter uma ideia, em 2050 nós teremos 2 milhões de idosos no país e nós não estamos preparados para atendê-los. A  expectativa é que possamos pensar nesse sentido para que esse público envelheça com dignidade, respeito e acesso às políticas públicas. Esse também é um espaço onde eles podem conversar e estabelecer propostas”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Elisangela Moura.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Maria do Carmo, a realização da conferência  consiste em selar ainda mais a luta pelos direitos da pessoa idosa. “Com essa conferência percebemos a valorização e o respeito que o município oferece aos idosos. Em pleno século XXI nós temos um número cada vez maior desse público e nós, enquanto Assistência, temos a preocupação e necessidade de garantir esses direitos. O idoso tem direito com a educação, saúde, esporte, lazer e vários outros benefícios”, disse.

A principal palestra foi realizada pela Assistente Social e Diretora do Departamento dos Direitos Humanos de Aracaju, Lídia Anjos, vez que outros eixos temáticos, a exemplo dos Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas, educação: assegurando direitos e emancipação humana, enfrentamento da violência e os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas, também foram abordados durante o encontro.

O prefeito Padre Inaldo também se fez presente no evento e pontuou a responsabilidade do município em prestar assistência aos idosos. “A conferência é um momento de reflexão, onde o poder público, junto a sociedade, proporciona esse encontro mostrando e compreendendo a necessidade e o direito dos idosos. O município de Socorro tem a obrigação de prestar um bom serviço a esse público que tem necessidade de atenção, já que eles muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do nosso país”, declarou o gestor municipal.

Presenças

Marcaram presença durante a conferência o presidente Estadual do Conselho do Idoso, Manoel Durval; o vereador João Mochila; o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Socorro, Samuel Fernandes; os secretários Enock Ribeiro (SMS), Natan Reis (Semcult), Josevanda Franco (Semed), Hallison de Sousa (Semma e Seplan e David Lopes (SMAP). Além do comandante da Guarda Municipal, Evilásio Protásio, e o coordenador da Defesa Civil, Emerson Morais.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edison Menezes e Antônio Carlos

Confira mais registros

COMPARTILHAR