A estimativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é de que cerca de 300 mudas sejam plantadas até o final deste mês em diversas localidades do município
Melhoram a qualidade e umidade do ar, absorvem ruídos e barulhos da cidade, atuam como filtro natural, além de proporcionar sombras. Esses são alguns dos benefícios que as árvores podem trazer para o meio ambiente e seres humanos.
Por isso, a parceria entres as Secretarias de Meio Ambiente (Semma), Agricultura (Smap), Serviços Urbanos (Sesurb), e a Fundação Brasil Ecoar, foi selada, mais uma vez, na manhã desta terça-feira, 07, com ações de plantio de mudas nas praças “Chique Som” e “Cido Capunga”, ambas localizadas no conjunto Fernando Collor.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Hallison de Sousa, além de contribuir para a qualidade de vida dos socorrenses, a ação cumpre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), acordado entre a Prefeitura e o Ministério Público. “Foi assinado entre o Ministério Público e o município o TAC para mudar essa realidade quanto a arborização do município. Apesar de ser o segundo maior município do Estado, Socorro ainda vive uma realidade, no tocante à arborização, de muita aridez”, explicou.
Para mudar este cenário, neste mês de maio serão plantadas cerca de 300 mudas em diversos pontos do município, é o que revela o coordenador de projetos da Semma, Eduardo Buarque. “Hoje nós iremos plantar em torno de 30 mudas nas duas praças do Fernando Collor e até o final deste mês cerca de 300 para, justamente, aproveitar esse período mais chuvoso, onde as espécies têm mais facilidade de desenvolvimento”, detalhou.
O assessor técnico da SMAP, Elton Cruz, explica que, após análise dos locais onde seriam plantadas as mudas, cinco diferentes espécies de plantas foram escolhidas para fazerem parte dos ambientes. “Uma equipe da Secretaria de Agricultura veio antes nos locais onde seria realizado o plantio para verificar as condições e a qualidade do solo, e só então escolhemos as espécies nativas da mata atlântica”, explicou.
Antes de iniciar o plantio, uma equipe da Fundação Brasil Ecoar distribuiu folhetos de instrução de como plantar árvores e convidou a comunidade para participar das ações de plantio. “Nossa parceria com a Semma vai além de realizar plantio, de fazer o ‘porta a porta’, apresentações em escolas, nossa maior parceria é com o meio ambiente. Por isso, hoje nós convidamos a comunidade para participar do plantio e pedimos para cuidá-las porque não basta plantar, é preciso cuidar”, declarou a educadora ambiental da Fundação, Yasmim Gomes.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes