A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando diversas ações em combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. As ações foram intensificadas em todo o município durante o período chuvoso e tem como objetivo reduzir o número de casos, além de conscientizar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para combater a proliferação do mosquito.
Na última semana, cerca de 50 integrantes da Brigada Itinerante de Combate à Dengue, realizaram uma ação conjunta com os agentes de endemias do município, percorrendo várias localidades, onde realizaram trabalhos de tratamento e destruição de criadouros do mosquito.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Taciana Albuquerque, explica como é realizado o trabalho. “Durante os três dias que o pessoal da Secretaria de Saúde do Estado estiveram no município, foram realizadas diversas ações. Os agentes entram nas residências e eliminam os possíveis focos do mosquitos, mudando a posição de garrafas e tratamento com larvicida, entre outras ações de prevenção”, relata.
Ainda de acordo com a coordenadora, foi criado um comunicado para que as pessoas possam agendar a visita. “Infelizmente nas ações encontramos algumas casas fechadas e para que a casa não deixe de ser atendida, criamos um comunicado para que os cidadãos possam agendar a visita. O agente deixa o comunicado por baixo da porta e o morador entra em contato pelo número 2106-7423 para agendar a inspeção”, disse.
Brigada Itinerante de Combate à Dengue
A parceria firmada entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Governo Estadual de Sergipe, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e sua Brigada Itinerante de Combate à Dengue, também está atuando de forma constante no município. Os trabalhos em campo estão sendo realizados numa soma esforços com a equipe de Agentes de Combate às Endemias, garantindo assim a presença de cerca de 50 integrantes da Brigada nas ruas do município.
O combate também está sendo intensificado com inspeções aos imóveis e terrenos, bem como o trabalho educativo em escolas, creches, unidades de saúde, centro de especialidades, cooperativas de materiais recicláveis, enfim, onde houver aglomeração de pessoas em toda extensão do município.