Início Assistência Judiciária Comitê de Enfrentamento á Violência contra Mulher se reúne a fim de...

Comitê de Enfrentamento á Violência contra Mulher se reúne a fim de traçar metas e ações no município

327
0

Reunião contou com a participação da Procuradoria Geral do Município, bem como de representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação

Na manhã desta segunda-feira, 22, os integrantes do Comitê de Enfrentamento à Violência contra Mulher, formado por representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), e das Secretarias Municipais de Assistência Social (SMAS), Saúde (SMS) e Educação (SEMED), se reuniram a fim de discutir o cronograma de ações planejadas para viabilizar a redução do número de casos de violência doméstica em Nossa Senhora do Socorro. O comitê foi formado a partir de uma iniciativa da Gestão Municipal, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE) e a Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). 

Na oportunidade a procuradora geral do município, Viviane Sobral, detalhou o conteúdo do encontro. “Já tínhamos ações de combate à violência, mas estamos intensificando esse trabalho junto ao MPE e a DAGV. Inicialmente estamos realizando ações educativas com as crianças nas escolas. Sancionamos uma lei municipal e a partir do mês de agosto iniciaremos o estudo da Lei Maria da Penha com as crianças em sala de aula. Criamos ainda um fluxograma de atendimento, com o suporte das secretarias envolvidas, a fim de fortalecer ainda mais a rede de proteção já existente, para que a cada dia possamos oferecer mais segurança a todos”, explica. 

De acordo com a secretaria de Assistência Social do município, Maria do Carmo Paiva, o intuito do Comitê é aproximar os atendimentos das cidadãs socorrenses, garantindo assim uma resposta mais rápida e efetiva aos casos notificados. “Criamos um fluxo de atendimento, que a fim de intensificar essas ações de combate. Iremos nos fazer mais presentes e mais próximos a DAGV, para que possamos atuar de forma mais intensa e rápida junto às cidadãs. Nosso intuito e fazer com que elas recebam uma resposta mais rápida e dessa forma se sintam mais amparadas e seguras para denunciar, além de conscientizar os agressores”, comenta Carminha. 

Mas o comitê vai muito além da violência contra a mulher. A secretária de Educação, Josevanda Franco, explica que às ações também estão voltadas a todas as esferas da violência doméstica. “Queremos combater todo tipo de violência, seja ela a praticada contra as mulheres, crianças, adolescentes, idosos e muito mais. Essa é uma iniciativa da Prefeitura, junto ao Ministério Público do Estado (MPE) e a DAGV, pois apenas unidos é que conseguiremos implementar de uma forma mais direta essas políticas públicas”, detalha a secretaria. 

O secretário de Saúde do município, Enock Ribeiro, também esteve presente e destacou o papel de sua pasta na luta contra a violência às mulheres socorrenses. “Receberemos as pacientes e as encaminharemos para os devidos locais de atendimento, a fim de que as medidas cabíveis sejam adotadas, no âmbito judicial, físico e emocional. Não podemos nos falar diante da violência e é preciso que cada um faça sua parte nessa luta, pois o enfrentamento à violência deve ser dever de todos”, afirma. 

Por: Gabriele Frades

Fotos: João Brasil e Wallison Oliveira

 

COMPARTILHAR