O povoado Taboca situado às margens da BR-101, em Nossa Senhora de Socorro é a primeira comunidade do município que tem as ruas identificadas com placas. O trabalho de colocação das 24 placas em doze ruas foi finalizado esta semana, pela equipe de Manutenção, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Socorro garante mais tranqüilidade para os moradores que sofriam com o atraso na entrega de correspondências. “O prefeito Fábio Henrique é um gestor atento e preocupado com as necessidades da população. Por isso procuramos atender essa solicitação”, ressaltou o secretário de Obras, Wagner Lucena.
A identificação das doze ruas do povoado, presta uma homenagem a memória de alguns filhos da Taboca, que deixaram sua marca na história da localidade. Alguns desses homenageados foram pessoas que tiveram uma atuação na vida pública, política, serviço público ou simplesmente pelo carinho, com que tratavam os moradores da comunidade.
Um exemplo dessa situação é Maria Rosa da Paixão, conhecida como D. Preta, que tem seu nome numa das ruas da Taboca. De acordo com seu genro, José Feitosa Lima,de 62 anos de idade, dona Preta era uma figura muito querida na comunidade. “Ela era conhecida do povo e ajudava a todos sem distinção”, destacou.
As ruas Esmeraldo da Silva Santos, conhecido como Bio Gordo e Gabriel Alves da Paixão, também homenageiam pessoas queridas da população do povoado e que deixaram um legado. “Senhor Gabriel também foi um homem muito importante. Ele é o pai do ex-prefeito de Socorro, Tonho da Caixa. Até hoje muitos familiares dele moram aqui na Taboca”, informou José Feitosa.
Residindo na comunidade há mais de 60 anos, dona Celina da Silva Ferreira, de 70 anos de idade, comentou sobre a importância das homenagens aos filhos da Taboca e em especial ao irmão, José Augusto da Silva Santos, conhecido na comunidade como ‘Nego’.
Ela lembrou que o irmão, falecido há 13 anos, foi vereador do município durante quatro mandatos. “Ele era um homem muito querido e bondoso”, disse. “Na época que Nego foi vereador, não recebia salário. Tudo que ele tinha na vida é para ajudar os moradores”, recordou.
Outras – As demais ruas da Taboca homenageiam as seguintes pessoas: Tertuliano Bispo dos Santos (Sr. Teto); Maria Madalena dos Santos (D. Mada); Odilon Correia de Farias; José Jovino dos Santos (Major De); Pedro Joaquim Santos Filho (Sr. Peroca); José Antilho dos Santos (Sr. Antile); Manoel Pereira da Paixão (Manoel Delegado) e Severiano Santos (Severo).