Palestras e troca de experiências entre palestrantes, carcinicultores e estudantes marcaram o evento
Visando promover a troca de experiências entre técnicos, criadores de camarão e estudantes, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), realizou nesta sexta-feira, 26, o II Encontro de Carcinicultores do município. O local escolhido para receber os participantes foi o Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado na sede do município.
Na programação do encontro foram realizadas quatro palestras temáticas, que abordaram temas ligados à produção do marisco, a fim de manter o elevado nível de produção do município que é o maior produtor de camarão do estado e o 21º do Brasil. “Esse é um evento de extrema importância, pois é a oportunidade que temos de promover o conhecimento técnico aos produtores, para que dessa forma eles possam melhorar a sua produção e garantir os melhores resultados, garantindo mais renda para suas famílias e um produto de melhor qualidade para ser comercializado dentro e fora do município”, explica o secretário de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), David Lopes.
Ainda de acordo com David, o município de Nossa Senhora do Socorro possui atualmente, de acordo com o censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 600 viveiros, com 159 produtores cadastrados. “Mas nós temos ciência de que às quantidades de criadores são muito maiores, pois cada viveiro desse é cuidado por três ou quatro pessoas, totalizando mais de 1500 produtores. Desde 2017 estamos nos dedicando a oferecer a melhor qualificação possível para todos os pequenos, médios e grandes produtores”, complementa o secretário.
O prefeito Padre Inaldo também prestigiou o evento e reafirmou o compromisso da gestão municipal em promover melhorias efetivas para os carcinicultores socorrenses. “Todo o trabalho da nossa gestão é no sentido de garantir que essa atividade continue se desenvolvendo da melhor maneira possível. Que continue sendo importante econômica e culturalmente, mas que também seja exercida dentro das normas ambientais. Para mim, é uma satisfação poder ver que a universidade se soma aos nossos esforços nesse sentido”.
A segunda edição do encontro reuniu cerca de 200 produtores que destacaram a importância da ação para a garantia da atividade no município. “Eu gosto de participar sempre que posso, pois saímos daqui com novidades muito boas para garantir o sucesso do nosso trabalho. Trocar experiências, sucessos e fracassos é muito bom”, afirmam os produtores Maria Paulina Duarte e Juarez Roberto, que há 15 e 05 anos, respectivamente se dedicam à produção de camarão na Taiçoca.
Já Manoel Messias dos Santos, que há 24 anos se dedica a produção do marisco no Loteamento Beira Rio, agradece a oportunidade de mais uma qualificação. “Desde que o secretário David iniciou os trabalhos conosco estamos tendo todo acompanhamento técnico, com a realização de vários procedimentos de qualidade dos viveiros e saúde dos animais, além das capacitações, como estas para nós produtores. Agradeço muito esse suporte da Prefeitura, pois ele nos ajuda bastante”, acredita.
Além dos palestrantes e produtores, o encontro reuniu também estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade enfrentada diariamente pelos carcinicultores. “Estamos cursando uma área que é muito nova ainda, o curso de engenharia de pesca foi instituído apenas em 2017 na Universidade Federal (UFS). Aqui temos a oportunidade de aprender com a prática deles e exercitar a teoria do que aprendemos em sala de aula. Em breve espero poder estar atuando e promovendo melhorias para outros produtores também, pois esse e um mercado muito vasto e cheio de oportunidades”, acredita o estudante Vinícius Luiz dos Santos.
Palestrantes
Entre os palestrantes está o engenheiro de pesca, Salustiano Marques dos Santos, que falou sobre o manejo na carcinicultura. “O conhecimento é vital para qualquer atividade, ainda mais para uma tão primária como a carcinicultura, que deve ser economicamente viável, ecologicamente sustentável, socialmente justa e juridicamente segura para quem pratica. O prefeito Padre Inaldo e o secretário David estão de parabéns, por promoverem um evento nesse nível, que vem fortalecer ainda mais o sistema de produção do município”, declarou.
O também palestrante e engenheiro de pesca, André Pereira, também parabenizou a Prefeitura pela realização da ação. “Hoje tivemos a oportunidade vir trocar experiências com os produtores, o que e muito importante, pois a carcinicultura é uma atividade que está sempre se atualizando. Realizar esse encontro é uma iniciativa louvável da Gestão Municipal, pois fomenta toda a cadeia produtiva. É sempre muito bom passar essas informações para que possamos desenvolver uma atividade sustentável e duradoura”, afirma.
Por: Gabriele Frades
Fotos: Wallison Oliveira e Antonio Carlos