A Secretaria Municipal de Educação (Semed) estabeleceu uma parceria com o curso de Psicologia da Estácio Sergipe para levar às unidades de ensino o Projeto de Extensão “Cuidando de Quem Cuida”. A ação visa promover um espaço de discussão, reflexão e conscientização acerca dos malefícios do bullying. Na manhã desta sexta-feira, 18, a Escola Municipal João Paulo II, no Parque dos Faróis recebeu a iniciativa.
A técnica da Divisão de Projetos de Educação Integral da Semed, professora Naira Gorete, explica que ação é de extrema relevância. “Essa parceria é uma maneira de atender ás demandas das Escolas Municipais do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental de Nossa Senhora do Socorro”, apresenta.
A aluna do 6° ano, da Escola Municipal João Paulo II, Adrielly Silva, revelou o que já passou. “Eu já sofri bullying e alguns dos meus colegas também. Por isso, achei essa ação muito importante”.
Já Débora Dark Evangelista, aluna do 6° ano, da Escola Municipal João Paulo II, afirmou que já presenciou os colegas em situações desconfortáveis. “Infelizmente, em todo país existem casos de bullying. Respeito é fundamental e um momento como este é importante para conscientizar a todos”, disse.
Cuidando de Quem Cuida
O Projeto de extensão da Faculdade Estácio é coordenado pela professora do Departamento de Psicologia, Milena Aragão, e conta com a participação e envolvimento dos acadêmicos.
Para a universitária Valdete Rolim, é importante e necessário que os alunos se sintam acolhidos no espaço escolar. “ Essa ação promove um processo de psicoeducação, de conscientização para que os jovens entendam questões sobre o comportamento. A ideia é promover um bate-papo com esses estudantes”, explicou.
De acordo com a acadêmica, Sara Santos, neste espaço de diálogo, os alunos expressam suas angústias. “Essa parceria contribui neste processo de psicoeducação. Além disso, são experiências enriquecedoras para a nossa formação”, finalizou.
Por: Lívia Lessa