A Secretaria Municipal de Planejamento em parceria com a Secretaria Municipal de Combate à Pobreza e da Assistência Social e do Trabalho, realizou nesta quarta-feira, 15, no CRAS do conjunto Jardim, uma reunião com as famílias que serão beneficiadas com casas populares por meio do programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários (URIAP) do Ministério das Cidades.
O objetivo foi informá-los sobre as atuais condições da obra, a previsão de entrega, como também cadastrá-los no programa do Governo Federal, “Luz para Todos”. Na ocasião, o secretário municipal do Planejamento, Eliel Felipe, explicou para comunidade o que é e como funciona o programa.
''O Luz para Todos é um programa através do qual as famílias que estão cadastradas no URIAP serão contempladas com uma tarifa social de energia, ou seja, uma tarifa com um custo abaixo do cobrado normalmente. Além disso, receberão um Kit composto por um contador, um poste e tudo o que for necessário para realizar a instalação de energia nas casas sem nenhum custo, afirmou Eliel.
Segundo ele, a preocupação do prefeito Fábio Henrique em solicitar o programa junto ao Governo Federal, foi proporcionar não apenas moradia para essas pessoas, mas moradia com toda a infra-estrutura. Na oportunidade, o secretário de Planejamento do município informou também sobre o andamento das obras.
''Já conversamos com a empresa responsável pela construção das casas e recebemos a informação de que houve um atraso devido às chuvas e elas estarão prontas até março do próximo ano. O prefeito conversou com o responsável pela empresa, pediu que esse prazo seja cumprido e alertou que caso isso não ocorra, esta será multada e a multa será revertida em benefícios para as famílias”, disse ele, agradecendo a secretária da Assistência Social, Sílvia Fontes, pelo apoio dado para que o cadastramento fosse realizado.
Os beneficiários comentaram sobre a iniciativa da prefeitura de Socorro. “Vai ser muito bom ter uma casa nova, com conforto e ainda ter um desconto na energia. Agradeço ao prefeito Fábio Henrique e ao secretário Eliel Felipe por essa atitude. Estou bastante grata”, disse Gilvanete Gonçalves, de34 anos de idade.
''Achei ótima a idéia de ter um desconto na conta de energia. Esse Programa vai ser muito importante para toda a comunidade que vai receber as casas do URIAP, porque a maioria possui renda baixa e essa economia vai ajudar e fazer a diferença no final do mês. Parabenizo o prefeito Fábio Henrique por ter ido até Brasília e ter conseguido essa ação para nós”, declarou Rita Cristina Barreto, de 45 anos de idade.