Além das comemorações pelo dia do dentista, o dia também foi marcado pela celebração da conquista da primeira colocação, na categoria entre 100.001 a 500.000 habitantes, da Etapa Nacional no Prêmio do Conselho Federal de Odontologia (CFO)
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação da Saúde Bucal, realizou nesta terça, 22, o VII Encontro de Saúde Bucal, com o tema “Fortalecendo a saúde bucal na rede de atenção”.
Nesta edição, além das comemorações pelo dia do dentista, o dia também foi marcado pela celebração da conquista da primeira colocação, na categoria entre 100.001 a 500.000 habitantes, da Etapa Nacional no Prêmio do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
O Encontro, realizado no auditório da SMS, contou com a presença do Prefeito Padre Inaldo, que realizou a abertura da programação, de profissionais da saúde bucal de outros municípios do estado, acadêmicos de odontologia, bem como as equipes de saúde bucal do município.
“Esse encontro é uma oportunidade de qualificação para as equipes de saúde bucal do município para oferecer cada vez mais um atendimento de qualidade, resolutivo e acolhedor, sendo também um momento para troca de conhecimentos entre as equipes”, explica a coordenadora de Saúde Bucal do município, Dra. Heloisa Goes.
A coordenadora explica ainda que a programação foi pensada como forma de trazer conhecimento essencial para a realização de um bom trabalho, tanto para o dentista quanto para o auxiliar. “No total, cinco cursos foram oferecidos com temas pertinentes, como o uso de anestésicos locais, câncer de boca, a importância do auxiliar de dentista, ética e publicidade na odontologia e as vivências profissionais”, conta.
Participaram também do encontro os acadêmicos em odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), com quem a Prefeitura mantém uma parceria. A odontóloga do município e coordenadora do curso de odontologia da Unit, Simone Garcez Guedes, ressaltou a importância da parceria como uma via de mão dupla, onde ambos são beneficiados.
“A universidade ganha um campo de estágio, um local com boas praticas de saúde bucal, onde da há possibilidade de formar profissionais qualificados, que entendem como funciona o sistema de saúde e o município, por sua vez, além de exercer o papel de formador profissional, também aumenta o quantitativo de profissionais atuando nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e na rede de atenção básica”, afirma.
Para o Presidente do Sindicato de odontologia do Estado (Sinodonto), Marcos Santana, o resultado do trabalho intensivo da saúde é notado e parabenizado pela instituição. “O importante apoio e estímulo que a Prefeitura vem dando aos profissionais da odontologia de Socorro vem surtindo resultados extraordinários, a nível nacional como o prêmio do CFO, disputado com todos os municípios do Brasil, e isso é repercussão da boa gestão municipal com a saúde, que paga o plano de carreira, cumpre os reajustes anuais, modernizou os consultórios, entre outras ações relativas à saúde”, ressalta.