A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiologica, retomou nesta segunda-feira, 20 a campanha de vacinação antirrábica no município. A ação visa atender uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, que através de notas técnicas informaram da necessidade de se manter a campanha em virtude da vulnerabilidade dos municípios frente à doença, devido a circulação do vírus rábico.
Segundo informações da Coordenadoria da Vigilância a suspensão da campanha, que em Socorro durou uma semana, deu-se devido a morte de um cão que recebeu uma dose da vacina. A coordenadoria informou ainda que um veterinário da Secretaria Municipal da Saúde, retirou um órgão do animal e encaminhou ao laboratório Central do Estado (Lacen), que descartou a possibilidade de o cão ter morrido em decorrência da vacina.
Diante dessas afirmações o Secretário da Saúde do município, Saulo Eloy Filho, decidiu retomar a campanha. “Nossa preocupação é resguardar a integridade social da população e para isso contamos com a participação e apoio da comunidade socorrense em geral. Já tínhamos uma estrutura e logística de trabalho montada e a partir de hoje daremos continuidade a campanha, seguindo o cronograma inicial”, informou.
Nesta segunda equipes da Secretária da Saúde estarão atuando no Porto Grande, Estiva, Madre de Deus, Volta da Pedra e Aratu, no período da manhã e tarde, respectivamente. Já na terça-feira, 21 as equipes estarão na Taiçoca de Fora, também no período da manhã e tarde. As localidades inseridas no cronograma no período de suspensão da campanha, voltarão a fazer parte do calendário ao final da campanha, no dia 18 de outubro.