Início Assistência Social Conselheiros Tutelares eleitos no Processo de Escolha Unificada iniciam capacitação técnica

Conselheiros Tutelares eleitos no Processo de Escolha Unificada iniciam capacitação técnica

219
0

Os conselheiros tutelares de Nossa Senhora do Socorro que foram aprovados no Processo de Escolha Unificada só irão tomar posse em 2020, mas a preparação para essa nova jornada já começa agora. A partir desta segunda-feira, 05, e durante mais 15 dias, eles irão participar de uma capacitação técnica  voltada a ensinar, atualizar e preparar a todos os eleitos para os próximos quatro anos de trabalho. As aulas estão acontecendo no Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Socorro.

A Secretária Adjunta da Assistência Social, Aída Santana, pontuou a importância dessa capacitação tanto para os novos conselheiros, como para os que já atuam na área. “Essa capacitação é de suma importância, pois vai possibilitar novos conhecimentos e atualizações nas leis e nas normativas. Vai fazer com que o conselheiro tenha mais conhecimento sobre a área que ele vai atuar sabendo, realmente, qual seu papel junto aos direitos e defesa das crianças e dos adolescentes”, declarou.

Jacqueline Luana foi uma das conselheiras eleitas e como estudante ficou muito feliz com o resultado. “Como estudante de Serviço Social juntei o útil ao agradável, a prática com a experiência acadêmica e me deu essa vontade de participar”. Ela ressaltou que todo processo foi muito bom, e que se surpreendeu de forma positiva. “Antes mesmo de tomar posse já tem pessoas me procurando. Pretendo trabalhar e realmente zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, fazendo minha parte e contribuindo no que puder”, disse.

Além dos conselheiros tutelares, os suplentes também foram convidados para capacitação, para que os mesmos possam estar preparados. “A informação é importante, como a gente tem uma lei que sempre muda essa troca de trabalho é importante. Tendo uma ideia de como trabalhar, vamos trabalhar para não errar”, afirmou a primeira suplente, Andrea Lima, que atualmente já trabalha como conselheira. 

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Michelle Marry, afirmou que a capacitação vai ser intensa, de forma que vai preparar bem os conselheiros. “Essa capacitação vai ser fundamental, qualificação nunca é demais e o aprendizado sempre é contínuo, justamente para que eles possam efetivamente aplicar as medidas previstas no ECA e o que compete ao conselheiro tutelar, sempre zelando pelos direitos das crianças e dos adolescentes do município de Socorro”, declarou. 

Por: Marina Santana (estagiária)

COMPARTILHAR