Início Assistência Social Grupo de idosas do Cras Zilda Arns encontra no artesanato uma forma...

Grupo de idosas do Cras Zilda Arns encontra no artesanato uma forma de distração e superação

304
0

 

O grupo de idosas do Cras Zilda Arns, que fica localizado no conjunto João Alves, gostam de ser chamadas de “Mulheres Lindas do Cras”. Sempre muito arrumadas, animadas, rindo da vida e comemorando, elas se reúnem todas as quintas para realizar as mais diversas atividades, entre elas estão, música, dança, conversas, passeios e a tarefa que vem se destacando: o artesanato. 

Elas se encontram sempre para aprender novas coisas e assim trabalham o corpo e a mente. Muitas delas quando chegaram ao Cras tinham problemas psicológicos e lá  encontraram uma saída, para distrair a mente e aprender diversas atividades. Sempre unidas, umas cuidam das outras e assim vão curando juntas todas as feridas da alma. 

Dona Iranilde Alves ou “Dida”, como é carinhosamente chamada por todas, faz parte do grupo há muito tempo e se emociona ao falar de como é fazer parte dele. “Trabalho com Anna a muito tempo, gosto muito dela. Meu grupo é muito bom, eu faço de tudo, bordo, faço fuxico e vendo também, com o dinheiro que ganho eu compro meu pãozinho”, afirma ela, que ainda nos diz que está sempre animada, apesar de todas as dificuldades. 

Já Dona Maria Inês faz as peças e distribui para a família e já tá recebendo encomenda de todos. “Minha neta vai passar o natal com o marido em São Paulo e eu estou fazendo um tapete para ela levar. Gosto muito de fazer parte desse grupo, já fico ansiosa esperando quando será o próximo encontro, o que eu vou aprender de diferente. As meninas me ajudam muito, eu gosto muito de cada uma delas”, diz Dona Inês, que já faz parte do grupo há mais de quatro anos. 

“Eu me surpreendi muito com elas fazendo fuxico, fizeram coisas bem mais bonitas do que eu ensinei a elas, algumas até conseguiram vender as peças”, esclarece Anna Brito que é uma das educadoras do Cras, responsável por ensinar a técnica do fuxico para as senhoras. Ela ainda pontua a importância dessas oficinas práticas. “Elas vão empreendendo, aprendendo e se divertindo e essas atividades são muito importantes para elas, assim elas se fortalecem e melhoram o dia a dia”, finaliza.

O grupo tá sempre aberto a receber novas participantes com idade a partir de 18 anos, e quem quiser entrar precisa ir até o Cras mais próximo do seu bairro e fazer a inscrição. No local você também pode obter mais informações sobre como funcionam as oficinas, quais têm disponíveis e como faz para participar. Os Cras município ficam localizados nos conjuntos Parque dos Faróis, Jardim, Marcos Freire 1 e João Alves .

Texto e foto: Marina Santana (estagiária)

Confira mais fotos

COMPARTILHAR