Fiscais da Vigilância Sanitária do município de Nossa Senhora de Socorro participaram na última semana de outubro de dois cursos de atualização realizados pelo Núcleo Jurídico da Vigilância Sanitária Estadual, realizados no Centro Universitário Regional do Brasil (UNIRB).
O primeiro, “Atualização em Legislação Sanitária”, abordou, dentre os temas, a Lei de liberdade econômica e as resoluções da ANVISA. Na prática, as discussões convergem para a criação de leis municipais que facilitem a criação e regularização dos empreendimentos comerciais do município.
“As atualizações para nós profissionais trazem benefícios para a comunidade socorrense, sobretudo para os comerciantes que terão a oportunidade de formalizar seus negócios”, explica o fiscal sanitário, Aparecido Vieira, que participou do curso.
O também fiscal sanitário, Sivanildo Silva, participou da “Oficina de Digitadores do SISAGUA”. Nesta oficina, direcionada aos responsáveis pela digitação e avaliação dos resultados das coletas de amostras de água no SISAGUA, sistema que gera informações que servem como base para a busca de medidas que visem minimizar os riscos à saúde por meio da utilização da água para consumo humano que possa não atender aos padrões de potabilidade.
Sivanildo conta que este tipo de curso é extremamente importante, pois muitas são as informações obtidas através da coleta de água. “Por meio de um curso como este, conseguimos realizar um trabalho de melhor qualidade desde o lançamento correto das informações até as medidas que tomaremos quanto fiscais de vigilância sanitária”, conta.
A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Caroline Moura, ressalta a importância da capacitação dos fiscais para um melhor desempenho de suas atividades. “As ações desenvolvidas pelo órgão traduzem o compromisso da gestão com a melhoria e capacitação dos servidores e, sobretudo, o atendimento humanizado para a população socorrense”, afirma.