Na manhã desta terça-feira, 5, o secretário municipal da Fazenda, Carlos Américo, representando o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, recebeu representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para discutir o andamento de censo no município. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões do gabinete prefeito e contou com a participação de representantes das secretarias municipais da Educação, da Saúde, da Comunicação e de lideranças comunitárias.
Na oportunidade foram abordados conceitos do IBGE, além de dados do município e dificuldades enfrentadas pelos recenseadores. “Temos problemas com a receptividade das pessoas. Dificilmente elas aceitam a entrada do recenseador em suas residências e quando aceitam, nem sempre passam as informações concretas. Temos ainda dificuldades relacionadas ao deslocamento das equipes”, disse a coordenadora estadual do IBGE, Eliana Lisboa Porto.
Durante a reunião, Carlos Américo informou que a prefeitura oferecerá total apoio ao Instituto. “Estaremos disponibilizando toda a estrutura necessária para apoiar o trabalho realizado pelas equipes do IBGE. A secretarias municipais da Saúde, Comunicação, Transportes, Educação e todas as outras estarão disponíveis para facilitar a atuação dos recenseadores”, informou.
É importante lembrar que fazer o censo é uma atribuição do IBGE mas, é também uma responsabilidade da sociedade como um todo. Através dos dados obtidos pelo trabalho do Instituto, que é o censo 2010, é que se sabem as principais características da população brasileiras. É de extrema importância que as pessoas respondam o censo, pois, análise desses resultados direcionam políticas públicas e privadas a áreas como saúde, transporte, habitação, educação, entre outros. Caso o recenseador ainda não tenha visitado sua residência, o cidadão deve ligar para o número 08007218181.