Início Educação Projeto Mulheres Mil em Socorro realiza encontro com alunas

Projeto Mulheres Mil em Socorro realiza encontro com alunas

70
0

Na manhã deste sábado, 16, aconteceu o 1º Encontro do Professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que irão capacitar as alunas do Mulheres Mil na Taiçoca de Fora. A coordenadora Nara Vieira falou do objetivo da visita dos professores. “O objetivo foi deixar os professores informados de como as mulheres do local sobrevivem, como é a cultura e a rotina delas. Visitamos o porto, o Barracão Cultural, a barreira e o centro social onde tivemos o almoço feito pelas mulheres para mostrar os saberes delas em relação à culinária, já que culinária é o foco do curso que elas estão fazendo”, disse.

Com a conclusão do Projeto Mulheres Mil no Bairro Santa Maria em Aracaju, o reitor do IFS entendeu que o projeto deveria ir ao um município próximo, onde a gestão municipal desse apoio. “Então, ao pesquisar, Nara Vieira conheceu a Taiçoca de Fora onde tem 10 mil habitantes e escolheu a comunidade”, informou o vereador e professor do IFS, Carlos Cunha.

As mulheres que participam do projeto falaram da experiência que estão vivendo. “Estudei pouco e agora quero aprender a ler e escrever e ter um certificado de culinária, além da interação com as pessoas que é muito bom”, disse a dona de casa, Vilma de Jesus. “Está sendo maravilhoso. Estava em casa estressada, mas agora graças a Deus estou de bem com a vida. As aulas me motivam ainda mais a aprender. Está sendo muito proveitoso para minha vida”, falou Ângela Viana.

O encontro contou com as 44 mulheres do projeto em Socorro, 12, professores, a coordenadora do Programa Mulheres em Mil em Sergipe, Nara Vieira, o Pró-Reitor de Extensão e Pesquisa do IFS, Marcos Antônio e com o Vereador e Professor Carlos Cunha.

Projeto Mulheres mil
O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Integrado a essas prioridades, o Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2010 a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

COMPARTILHAR