Acontece na tarde desta quarta-feira, 17, das 13h às 17horas, na sala de informática do Colégio Governador Augusto Franco, em Aracaju, o Encontro Final da primeira turma do Módulo de Competências Básicas do Programa Formação pela Escola, organizado pela Secretaria da Educação de Nossa Senhora do Socorro.
O Programa Formação pela Escola, iniciado em Socorro em agosto do corrente ano, trata-se de uma oferta de cursos de capacitação na modalidade à distância, por meio do qual os participantes conhecem os detalhes da execução de ações e programas de autarquia, a exemplo da concepção; diretrizes; principais objetivos; agentes envolvidos; operacionalização; prestação de contas e mecanismos de controle social dos recursos financeiros aplicados na Educação.
O primeiro encontro da capacitação, direcionada a profissionais de ensino, técnicos, gestores públicos municipais e estaduais, membros de conselhos, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada, foi realizado no dia 9 de outubro, na Escola Estadual Governador Valadares, localizada também em Aracaju.
Atualmente, o município atende no período de outubro e novembro a uma turma formada por 40 cursistas. O Módulo de Competências Básicas tem carga horária de 40h, sendo 32 horas à distância e 8 horas distribuídas em dois encontros presenciais. Ele agrega informações relativas às políticas públicas voltadas para a educação básica.
O curso conta com material didático em versão online, disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), com textos de linguagem simples e acessíveis. Ele é complementado por módulos de estudo, cadernos de atividades e vídeos que auxiliam o cursista e o tutor na condição das atividades pedagógicas, que também estão disponíveis no endereço eletrônico www.fnde.gov.br, em “Formação pela Escola/Consultas”.
A avaliação dos participantes é feita de dois modos: a auto-avaliação e a avaliação realizada pelo tutor. Esta última compreende à análise do desempenho dos integrantes no decorrer das atividades e do trabalho final. Para a tutora municipal do Módulo, Geise da Paixão Santos, a iniciativa da Prefeitura de Socorro através da Secretaria Municipal da Educação é de extrema importância.
“Estamos dando um passo essencial para o exercício da democracia com transparência. Para nós é uma satisfação contar com um grupo de pessoas que têm interesse de assimilar as informações de que dispomos, para que juntos possamos construir uma educação com mais qualidade. Assim, teremos mais cidadãos cuidando do dinheiro destinado à educação e buscando maiores investimentos rumo à melhoria do ensino em nosso país”, ressaltou Geise Santos.