Dando continuidade as ações de enfrentamento e combate ao Coronavírus (COVID-19) a força tarefa da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, composta pelas equipes da Vigilância Sanitária (Visam), Vigilância Epidemiológica, com apoio da Guarda Municipal (GMS) e Secretaria do Meio Ambiente (Semana), esteve na manhã desta segunda-feira, 23, na fábrica Yazaki, situada no distrito industrial do município, averiguando denúncias de condições inadequadas de trabalho nesse período de pandemia.
Acompanhados pela Guarda Municipal (GMS), por medida apensa de segurança, durante a ação foram verificadas as necessidades de adequações na empresa para cumprimento das recomendações estabelecidas pela OMS e dos decretos municipais e Estaduais no combate ao vírus, como afirma a coordenadora da Vigilância Sanitária Caroline Moura.
“O nosso trabalho aqui hoje foi preventivo e também para apurar uma série de denúncias, recebidas através dos nossos canais de comunicação, referente ao não cumprimento de algumas recomendações. De imediato, a empresa foi muito solicita em nos atender e se comprometeu em fazer as adequações necessárias. De imediato, a partir de amanhã, passará a funcionar com 30% do seu efetivo, o que vai conseguir aumentar a distância entre os funcionárias na área de trabalho, diminuir a aglomeração nas áreas de descanso e alimentação, bem como fará a distribuição de álcool em gel e afins”, explicou.
Presente na ação o secretário municipal de saúde, Enock Ribeiro, falou sobre a importância de unir forças nessa luta que é de todos. “Essa é mais uma ação em conjunto que visa continuar o trabalho que a gente tem desenvolvido no combate ao Coronavírus, é a prova de que juntos a gente vai conseguir conscientizar a população, os empresários e a sociedade como um todo quanto aos cuidados necessários para evitarmos a proliferação do COVID-19”, pontuou.
As equipes já tinham realizado visita na empresa no último domingo, 22, mas a encontrou com portas fechadas. Diante do acordo feito, a Vigilância Sanitária fará nova visita na terça-feira, 24, para acompanhar o cumprimento das novas determinações.
Texto: Ana Lucia Carmo / Fotos: Gabriele Frades