A escola São Lucas, no conjunto Marcos Freire II, premiada pela Secretaria Municipal da Educação com o Troféu Imprensa em 2009, realizou nesta quinta-feira, 9, uma feira de ciências com os alunos da Educação Infantil ao 5º ano. De acordo com a coordenadora do colégio, Denise Silva Santos, o objetivo do evento foi conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem.
“Procuramos trabalhar esse tema para mostrar aos nossos estudantes que eles precisam cuidar do planeta em que vivem, que é possível reciclar materiais e conservar o ambiente limpo”, disse. Durante a feira, cerca de 200 alunos assistiram vídeos, participaram de exposições de cartazes e de atividades organizadas pelos professores.
Além disso, os participantes receberam cartilhas com receitas para o aproveitamento integral dos alimentos. Os discentes comentaram sobre a iniciativa da administração da escola. “Estamos envolvendo as crianças em ações como essas, para que tenham consciência da necessidade de preservar o meio ambiente”, ressaltou a professora Nadja Inês Barros.
Ela frisou que os estudantes servirão de multiplicadores para levar essas informações para pais e amigos. “Esperamos dessa forma, ter contribuído para que no futuro haja menos lixo nas ruas”, concluiu. As crianças apresentaram satisfação ao participar da feira de ciências.
“Gostei muito da feira. Nela, aprendi a separar o lixo, como vidro, papéis e metais, cada um em uma sacola diferente e vou ensinar isso para minha mamãe. Agora também não vou jogar mais nem um papel de bala no chão”, afirmou a aluna Milena Anhemberg Cruz, de 8 anos de idade.
“A feira de ciências foi muito boa. Desfilei com roupas feitas com papel e palito de picolé, aprendi a não jogar lixo na rua e a aproveitar a comida, como: casca de banana e de limão”, comentou a estudante Marina Sousa da Silva, de 5 anos de idade.
O secretário municipal da Educação Wellington Mangueira, elogiou a atitude da coordenação do colégio São Lucas. “Como secretário da Educação, fico feliz em saber que a política pública do prefeito Fábio Henrique de preservar o meio ambiente está se estendendo além da rede municipal de ensino e chegando de forma positiva nas escolas particulares”, salientou, referindo-se à campanha “Cidade Limpa”, da prefeitura de Socorro.