Ações de conscientização ao cumprimento do isolamento social, por parte da população, é um dos desafios a serem vencidos
A semana começou com muito trabalho para as equipes de saúde e segurança que compõem o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) em Nossa Senhora do Socorro, que se reuniram no Centro Administrativo, na manhã desta segunda-feira, 27, para traçar novas estratégias de ação de combate à proliferação da doença no município.
Liderados pelo gestor municipal os membros do conselho, formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semma), Comunicação (Secom), Assistência Social (Smas), Planejamento (Seplan), Guarda Municipal (GMS), o Gabinete do Prefeito, além da Procuradoria Geral do Município (PGM), se reuniram para pensar novas estratégias de enfrentamento à Pandemia, um dos principais desafios a serem vencidos é a conscientização da população quanto à importância do isolamento social.
Durante a reunião o prefeito Padre Inaldo a principal pauta do dia foi a preocupação com a adesão da população ao isolamento social. “Aparentemente a população ainda não entendeu a gravidade ou mesmo a dimensão das complicações desse vírus para todos. Agora nós vamos intensificar essa fiscalização, isolando as praças e espaços públicos, para evitar as aglomerações e a proliferação da contaminação. Iremos contar com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e demais parceiros da gestão para realizar esse trabalho”, declarou Padre Inaldo.
De acordo com o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, será realizada a operação de fechamento das praças, acompanhada com uma maior ação de conscientização da população sobre o isolamento social. “Esse trabalho será realizado em conjunto com a Defesa Civil, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Tudo isso porque já sabemos que os casos de contaminação comunitária já são uma realidade em Nossa Senhora do Socorro. Temos que agir e evitar que esses casos se alastrem e causem o congestionamento dos leitos de atendimento”, explica.
A coordenadora da Vigilância Sanitária dá detalhes sobre os próximos passos da operação. “Iniciaremos esse trabalho pelas praças dos conjuntos Parque dos Faróis, Jardim, Fernando Collor e João Alves, bem como a Praça da Juventude (Marcos Freire 2), Praça da Cultura (Marcos Freire 1), além dos Ginásios do Sesi, da Piabeta e do Santa Cecília. Tudo isso para evitar que as pessoas continuem frequentando os espaços públicos. Iremos ainda aumentar a presença dos carros de som nas ruas, alertando sobre a importância das máscaras, ficar em casa, mas se precisar sair usar máscara”, destacou.
Por: Gabriele Frades
Fotos: João Brasil