A secretaria municipal da Educação realizou nesta quarta-feira, 5, uma capacitação em metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escolar (PDE) com técnicos do setor e profissionais ligados à Educação. Com o tema “PDE – Escola Interativa”, o evento aconteceu no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco e reuniu professores, diretores e servidores municipais. Segundo a coordenadora, Maria Edileide Santos da Silva, o objetivo do PDE é melhorar a qualidade de ensino em Socorro, que é o município piloto do plano no Brasil.
Na ocasião, o secretário municipal da Educação, Wellington Mangueira, citou a importância do encontro e agradeceu a presença dos participantes. “Nosso objetivo é realizar um desenvolvimento estratégico a fim de que os diretores e coordenadores que nunca tinham trabalhado com o PDE, o façam com essa nova metodologia em busca de um planejamento concreto, que é expandir o ensino em cada unidade e consequentemente em todo o município. Desse modo, pretendemos que a equipe diretiva das instituições de ensino de Socorro torne-se mais comprometida com esse novo momento que vive a educação em Sergipe, em especial em nossa cidade, para que estejamos dentro do contexto geral tão bem proposto pelo ministro Fernando Haddad”, disse.
Para a coordenadora estadual do PDE, Julita Batista, a capacitação dos profissionais é fundamental. “Realizar uma reunião como essa é muito importante porque é uma oportunidade de preparar os gestores para que possam fazer um diagnóstico do plano, seus pontos críticos e traçar uma estratégia para que o coloquem em prática e obtenham o melhor resultado possível. A secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro está de parabéns pela ação”, afirmou.
Durante a capacitação, foram apresentados slides contendo informações sobre o PDE, as mudanças pelas quais este plano passou, como também foram realizadas oficinas com os participantes. A coordenadora municipal do PDE, Maria Edineide Santos, comentou sobre a iniciativa da secretaria municipal da Educação. “A partir de agora todas as 35 escolas da rede municipal de ensino trabalharão com essa metodologia, o que antes só acontecia em 23 escolas. Assim toda a nossa equipe pedagógica estará preparada para as mudanças no plano”, comentou.
A diretora da Escola Municipal Barquinho Amarelo, Marizete Callegari, demonstrou satisfação ao participar do encontro. “Esse é um momento ímpar para todos que fazem a educação de Socorro, pois a capacitação vai nos ajudar muito a ter sucesso no desenvolvimento da escola e por consequência dos nosso alunos”, frisou.