Início Meio Ambiente Sorvetes naturais e hortas orgânicas de Socorro são destaques no Estação Agrícola

Sorvetes naturais e hortas orgânicas de Socorro são destaques no Estação Agrícola

55
0

Produtores agrícolas do município de Nossa Senhora do Socorro são destaques no programa Estação Agrícola, da TV Sergipe. Um deles, Paulo de Pádua, é produtor do sorvete de coco verde, que já ficou famoso no município, pela qualidade e sabor. Ele conta que fazia o sorvete para tomar em casa junto com a esposa, família, amigos e visitantes, e um dia teve a ideia de levar uma amostra do produto para a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, onde encontrou total apoio da prefeitura. O sucesso foi tanto, que a partir deste dia ele resolveu produzir para comercializar. Hoje, Paulo de Pádua, a esposa e a filha do casal, de 22 anos de idade, fazem cerca de 60 quilos de sorvete por dia para vender.

“Já temos 12 pontos de venda em Socorro, Laranjeiras e São Cristóvão. O secretário do Meio Ambiente, Manuel Messias, foi o primeiro a encomendar o sorvete. Ele provou, gostou e encomendou 100 potinhos de 100 ml para distribuir na secretaria no dia de seu aniversário. Foi uma forma de valorizar e amostrar o nosso produto”, disse Pádua, ao agradecer o apoio recebido da prefeitura de Socorro. “O apoio foi muito bom. A prefeitura de Socorro é uma bênção, sempre que precisamos, está nos apoiando”, disse.

Segundo ele, cada quilo do sorvete é vendido por R$ 5. Logo após alavancar as vendas, eles também já estão fabricando outros sabores, como  o de batata doce, ameixa, maracujá, castanha, amendoim, entre outros, “tudo da própria fruta. Aumentamos tanto a nossa produção que não tenho nem como contabilizar”, acrescentou o produtor, ao ressaltar que a renda familiar melhorou 90%. “Vendemos sorvetes em potes de dois quilos, um quilo, meio quilo, 200 ml e 100 ml”, disse.

Além da fabricação de sorvetes naturais da própria fruta, ele também cultiva uma horta orgânica em um terreno ao lado de sua casa, no assentamento Quissamã, que foi produzida com as sementes doadas pela prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Temos coentro, cebolinha, alface americano, pimentão, tomate, uma grande variedade de hortaliças. Sempre que precisamos, é só pegar em nossa horta”, disse. Assim como ele, a agricultora conhecida no Quissamã, como “Dona Mariazinha”, também foi destaque na matéria do Estação Agrícola. Ela têm uma plantação de hortaliças orgânicas no quintal de sua casa, que mostra que a distribuição de sementes, apoio e manutenção dados pela prefeitura de Socorro tem ótimos resultados.

“A administração municipal de Socorro está preocupada em criar espaços produtivos nas comunidades. Então, resolvi contactar a produção do programa 'Estação Agrícola', não só para mostrar que temos um sorvete de qualidade, produzido no assentamento Quissamã, tudo exclusivamente da própria fruta, como também para mostrar o resultado do nosso trabalho de distribuição de sementes", declarou o secretário do Meio Ambiente, Manoel Messias.

Um consultor do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, José Thiago Assis de Souza, acompanhou as gravações. “Procuramos o Sebrae e eles estão construindo a marca e a formatação da empresa de Paulo de Pádua. O Sebrae vai entrar ainda com 50% das despesas para essa formatação”, explicou o secretário. A data de veiculação da matéria no “Estação Agrícola” ainda será definida pela produção da TV Sergipe.

COMPARTILHAR