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Ciclo Formativo apresenta o Projeto de Ampliação da Aprendizagem de Nossa Senhora do Socorro para os professores da Rede

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Desde segunda, dia 27 de julho, até à próxima sexta-feira, 31, os 722 professores da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de conhecer, contribuir e participar do Projeto de Ampliação da Aprendizagem de Nossa Senhora do Socorro (PAAS). Eles participam do Ciclo Formativo on-line, que acontece pelo aplicativo Google Meet. A formação de tema “Planejamento para a Retomada das Atividades Escolares” está sendo realizada, em três dias, com a exposição de conteúdos e o desenvolvimento de oficinas e, em outros dois dias, será voltada para que os participantes tirem suas dúvidas.

A secretária de Educação, Josevanda Franco, destaca que ainda não há previsão para o retorno das aulas presenciais, mas que, por outro lado, o “Projeto de Ampliação da Aprendizagem” representa um eixo de um conjunto de ações que a secretaria está desenvolvendo para, no momento em que houver uma segurança mínima para o retorno presencial, nossa rede esteja unida e coesa, preparada para orientar a nossa comunidade e oferecer os nossos bons serviços para aos socorrenses. Tudo que elaboramos está orientado pelas estruturas de saúde pública para garantir a todos que tenhamos uma boa retomada”.

Os professores elogiaram a proposta apresentada e gostaram da iniciativa da Semed. A professora Ana Maria, que leciona na Escola Nossa Senhora do Socorro participou do ciclo, no turno da manhã, e gostou muito. Nas suas palavras: “Gostei muito do que foi apresentado pela equipe de técnica. Superou minhas expectativas. Achei muito positivo o fato do PAAS, abranger nossos alunos sem deixá-los de fora por falta de internet e outros itens necessários para aulas on-line”. A professora Sílvia Passos, destacou a clareza com que a equipe apresentou o material e ressaltou que está admirada com o cuidado que o Projeto traz em relação às pessoas da comunidade escolar: “Fiquei feliz em consolidar a impressão que eu já tinha. Há, no que está sendo proposto pela Semed, o compromisso com a qualidade do aprendizado e também o cuidado com a vida de todo mundo da escola. É uma iniciativa que nos enche de esperança.” – disse a professora da Escola Izídio Marques.

Para a equipe de formação, o primeiro dia de apresentação dos aspectos gerais do PAAS foi motivador diante da receptividade dos professores. No turno da manhã, mais de 350 pessoas participaram. Na sala de Educação Física, por exemplo, “a grande maioria dos professores compareceram. Eles foram bastante participativos e se mostraram bem dispostos a participar. Estou muito feliz com a receptividade deles”, falou Rafaela Passos, coordenadora de Desporto e Lazer na Semed e integrante da equipe de formação. A coordenadora de divisão da Educação Infantil, Lígia Bitencourt disse que “a participação dos professores foi muito boa. Eles demonstraram compreensão e muita sensibilidade com as circunstâncias deste momento e, em seus comentários, elogiaram bastante a clareza do material que estava sendo explicado”. Ela integra a equipe que ministra a formação na Sala da Educação Infantil.

O Ciclo equivale à formação continuada de horas de estudos, e os professores participam, em seu turno de trabalho, já que os assuntos tratados durante a manhã são os mesmos tratados à tarde. Os docentes da EJA podem optar por um dos turnos da formação. A equipe técnica é composta por formadores que fazem a exposição dos conteúdos e moderadores que são responsáveis por auxiliar na organização do ambiente virtual, garantindo a entrada do participante na sala correta e auxiliando o responsável pela formação. Eles atuam em cada uma das 8 Salas de Formação. Nelas, foram constituídos Grupos de Trabalho (GTs) para: Educação Infantil (01 sala), Ensino Fundamental (05 salas), Educação Física (01 sala) e Educação de Jovens e Adultos (01 sala). O acesso às salas de formações e outras dúvidas podem ser obtidas através dos diretores e coordenadores das unidades escolares.

Nas próximas etapas do Ciclo Formativo, serão realizadas Oficinas para os participantes conhecerem um instrumento importante dentro do PAAS que são os Cadernos de Atividades Complementares (CACs). Neles, serão desenvolvidos conteúdos para que os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e adultos realizem as tarefas que não sejam presenciais. “Os CACs, são um importante instrumento de materialização do nosso Projeto. Os professores vão conhecer a estrutura e a concepção pedagógica destes Cadernos. Eles vão participar de oficinas e também vão contribuir para o desenvolvimento das atividades que constarão neles” – destacou a professora Andreza Mattos, diretora do Departamento de Gestão e Aprendizagem Escolar, que compõe a Comissão Geral de implementação do PAAS. Além dela, também compõe a comissão, os professores:
Pedro de Santana, chefe de gabinete;
Sandra Baldin, assessora especial;
Luciana dos Santos, diretora do Departamento de Gestão Escolar e Fabiana Araújo técnica do Departamento de Gestão Escolar.

O Projeto de Ampliação da Aprendizagem de Nossa Senhora do Socorro – PAAS é parte do eixo pedagógico que compõe o Protocolo de Retomada das Atividades Escolares criado pela Semed que também prevê a implementação do Programa de Formação Continuada para Professores e Gestores Escolares (PROFOR – Socorro).

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