Com objetivo de apresentar o Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), do Sebrae, a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca (SEMAIMAP)realizou nesta terça-feira, 8, uma reunião com os agricultores de diversas localidades de Nossa Senhora do Socorro. O encontro aconteceu no povoado Quissamã e contou ainda com a presença de representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Durante a reunião, o consultor do Sebrae, Clélio Vilanova, explicou como funciona o programa. “Trata-se de um projeto que tem como intuito preservar o meio ambiente, produzindo hortaliças e verduras sem o uso de produtos tóxicos e o respeitando os recursos naturais. É um conjunto de técnicas integradas que garante a segurança alimentar de agricultores familiares e define vocação produtiva, e o mais interessante: o excedente pode ser comercializados, gerando o aumento da renda familiar.
Segundo o secretário adjunto da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, Carlos Valério, a iniciativa visa gerar emprego e renda para as comunidades rurais. “Estamos distribuindo cerca de 34 quites nesse encontro e esperamos incentivar os agricultura familiar sem o uso de agrotóxicos, proporcionando aos agricultores a possibilidade de diversificar a produção; utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos; produzir em harmonia com os recursos naturais e ter ainda uma renda extra no final do mês. Desde o ano passado distribuímos sementes de couve, tomate, cenoura, entre outros, incentivando os produtores a realizarem o cultivo”, disse.
A gestora do PAIS, Adriana Cunha Vaz, elogiou a atitude da administração do município por implantar o programa no município. “Recebemos da Secretaria Municipal da Agricultura a demanda de agricultores interessados em participar do programa e notamos a preocupação dos secretários Manoel Messias e Carlos Valério em trazê-lo para os munícipes. É muito difícil ver o empenho de outras gestões em relação ao PAIS, mas, nos surpreendemos com a Prefeitura de Socorro”, ressaltou.
Para a agricultora Maria Neire Rosa, de 54 anos, a reunião foi proveitosa. “Achei muito boa a atitude da Prefeitura em nos mostrar o programa e nos dar condições para realizá-lo. Com o apoio do prefeito Fábio Henrique nos oferecendo toda a estrura fica muito mais fácil, agora poderemos aumentar o dinheirinho no final do mês”, enfatizou.