Dando continuidade à Semana da Saúde, realizada no Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS-AD) Ana Pitta, aconteceu na tarde desta terça-feira, 8, atendimento odontológico e palestra sobre o vírus HIV. “Vamos fazer também coleta de sangue para saber se algum usuário possui o vírus do HIV, além de termos uma sala de acolhimento com uma psicóloga, orientando e explicando sobre o vírus”, disse a monitora de saúde, Irenilde dos Santos. O secretário municipal da Saúde, Saulo Eloy Filho, falou da importância de um evento como esse para a comunidade.
“É uma semana dedicada aos usuários para uma melhor qualidade de vida, com palestras ministradas pelos nossos profissionais. Essa iniciativa faz parte do nosso planejamento de 2011, onde sinaliza que a atenção a todos os usuários do Caps de Socorro irá se maximizar com eventos como esse. Desde já parabenizo toda equipe que compõe essa coordenação e convido a comunidade de Socorro para atentar ao belíssimo trabalho reconhecido pelo Estado como referência, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde. Quero mencionar o apoio de Fábio Henrique a essa pasta, que mesmo diante das dificuldades vem se empenhando para levar uma melhor condição de saúde para o povo de Socorro”, declarou.
A psicóloga do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Michelle Carvalho, falou sobre a sala de aconselhamento. “Antes mesmo de sair o resultado do teste rápido a pessoa passa por uma orientação para que fique por dentro sobre o que é e como prevenir a Aids (HIV). Caso algum resultado seja positivo nós encaminharemos para o Centro de Especialidades Médicas (Cemar), em Aracaju, para que o tratamento seja iniciado”, informou.
Na oportunidade, os usuários também tiveram direito a cuidar dos dentes. “Nossa função aqui hoje é fazer especificamente restauração e procedimentos de limpeza, além da aplicação de flúor. Aqueles casos nos quais é preciso fazer extração, canal, obturação, faremos encaminhamento para uma unidade de saúde mais próxima”, disse a dentista, Thaís Brasileiro. O usuário do Caps AD, Igor Cardoso, de 24 anos de idade, costuma trazer para o Caps o violão para cantar e brincar com os colegas.
“Sempre que possível eu trago o violão, porque é uma forma de descontração para todos nós. Quero parabenizar a todos por essa semana fantástica que está acontecendo aqui no Ana Pitta, é muito construtivo para todos nós”, declarou. “Já faz quatro meses que freqüento o Caps e estou satisfeitíssimo. Os funcionários são bastante atenciosos, cuidam da gente, nos orientam e durante esses dias estamos aprendendo muito com as palestras que eles trouxeram para gente”, acrescentou o usuário Enéias dos Santos.