A estimativa da Secretaria Municipal da saúde é atender uma média de 3 mil pessoas nesta segunda edição do Socorro Cidadã, que está sendo realizada no povoado Santa Cecília. “Na primeira fase realizamos cerca de 2.6 mil atendimentos e hoje, 12, a gente espera que esse número aumente para 3 mil. A unidade de saúde está cheia e deve permanecer assim até o final do dia”, informou a diretora de Saúde, Socorro Xavier.
A novidade da Secretaria neste segunda edição do projeto é a realização de exames oftalmológicos. “No primeiro Socorro Cidadã, que aconteceu na Piabeta, percebemos que houve uma grande procura pelo oftalmo. Então, resolvemos inserir mais esse serviço aqui no Santa Cecília”, ressaltou ela.
Clínico geral, pediatra, ginecologia, atendimento odontológico, eletrocardiograma, ultrason, exames laboratoriais, marcação de exames, testes de glicemia, do Índice de Massa Corpórea (IMC), exame de lâmina, vigilância em saúde, vacinas contra hepatite B e DT para adultos e regularização dos cartões de vacina da criança. Esses foram alguns dos serviços isponibilizados pela Secretaria da Saúde.
“Os nossos agentes de endemias estão visitando casas no sentido de orientar a população de detectar focos de dengue”, ressaltou Socorro Xavier. A população local que compareceu ao Socorro Cidadã neste sábado também pôde realizar o teste rápido de HIV no estande do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).